Visão dos animais x visão humana
-->

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Visão dos animais x visão humana

 como-e-a-visao-dos-animais

Oficial e cientificamente, o ser humano conta com cinco sentidos: o tato, que nos permite tocar e sentir as coisas; o paladar, que nos permite identificar e diferenciar gostos e sabores; o olfato, que nos permite sentir cheiros e aromas; a audição, que nos permite ouvir e identificar sons e a visão, que nos permite ver o mundo que nos rodeia.
Sem sobra de dúvidas os sentidos que mais usamos em comparação com os outros são a visão e a audição. Afinal, ver e ouvir é essencial para todo e qualquer ser humano. Entretanto, há estudos que comprovam que quando um indivíduo nasce sem ou perde um desses sentidos, os outros passam a se desenvolver e a funcionar de forma bem mais aguçada do que os das outras pessoas.
E com os animais não é diferente: quando um bicho tem sentidos como a visão pouco desenvolvidos, os outros (a audição e olfato, por exemplo) passam a ser extremamente eficazes, superando e muito os sentidos humanos. Porém, mesmo usando muito o “ouvir” e o “sentir, o “ver” ainda é muito, muito importante para a sobrevivência do animal.
E como será que eles enxergam? Melhor e pior que nós seres humanos? Bem, é o que o Ultra Curioso vai te mostrar. A blogueira e editora especializada Elizabeth Preston escreveu um artigo para o site Nautilus onde ela compara a maneira como nós seres humanos enxergamos o mundo, com a forma que alguns animais veem as mesmíssimas coisas. Vamos te mostrar algumas comparações que ela discute. À esquerda, as imagens simulam o que o animal vê e à direita a forma como enxergamos as mesmas coisas.

1. Cascaveis

como-animais-veem-o-mundo_2
Enquanto os humano só conseguem enxergar uma silhueta no escuro, as cascaveis – com a ajuda de sensores chamados de fosseta loreal (localizados entre a “orelha” e o focinho) – conseguem ‘enxergar’ o calor do corpo de um corpo vivo, como é visto na imagem acima. Esse tipo de visão facilita (e muito!) na hora da caça.

2. Abelhas

como-animais-veem-o-mundo_3
As abelhas, esses simpáticos insetos, têm um sistema de percepção das cores completamente diferente do nosso. Além de enxergar tonalidades imperceptíveis para os seres humanos, a visão das abelhinhas faz um tipo de “separação” de certas cores, como o verde e o amarelo.
E em vez de vermelho, verde e azul, os três tipos de fotorreceptores são sensíveis a luz amarela, azul e ultravioleta.

3. Lulas

como-animais-veem-o-mundo_4
As lulas possuem uma visão mais desfocadas do que a nossa. Os olhos delas têm um fotorreceptor que lhes permite ver em tons de cinza, e outro par de fotorreceptores detecta polarização.
Ao contrário de cefalópodes, não temos fotorreceptores para detectar se a luz é polarizada ou não.

4. Pássaros

como-animais-veem-o-mundo_5
Os pássaros são tetracromatas, ao contrário dos humanos. Seus quatro tipos de células cone permite com que eles  vejam o vermelho, verde, azul e ultravioleta juntos.
Algumas aves de rapina têm a visão mais nítida do que os humanos. Uma águia, por exemplo, vê com cerca de 2,5 vezes a nossa resolução.

5. Macacos

monkey-vision
Não há uma definição exata de como o macaco enxerga, pois há variações de espécie para espécie. A maioria deles é tricromata, ou seja, enxergam o vermelho, verde e o azul.
Entretanto, como foi dito, não existe um padrão real entre espécies. Na verdade, na mesma família de macacos pode haver até seis tipos diferentes de cegueira de cor ou visão. Tal como acontece com os seus primos humanos, o daltonismo é mais comum em machos do que fêmeas.

6. Cavalo

horse
Os cavalos têm uma incrível variedade de visão exceto, porém, para o que está bem na frente deles (sem nenhum exagero).
Eles literalmente não podem perceber pela visão o que está num raio vertical entre seus olhos, não veem o que está na frente. Ou seja, os cavalos possuem a visão binocular, só enxergam o que está nas laterais. É por isso que esses animais olham para baixo, e não para a frente, enquanto andam.

7. Gatos

gatos-enxergam-movimento
Por serem predadores naturais e possuírem instinto de caça, os gatos precisam compreender os movimentos feitos com pouca luz.  Se comparado com a forma humana de ver o mundo, a visão do felino é uma imagem desfocada e embaçada.
Entretanto, apesar de ser desfocada e ruim, a visão felina tem outras habilidades. Os felinos possuem 30 graus de visão periférica em cada olho enquanto os humanos possuem apenas 20. E justamente por isso eles veem em um campo visual de 200 graus, enquanto as pessoas veem apenas 180 graus.

Fonte: Nautilus,  Web Ecoist
Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post