quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Técnicas incríveis para chutar certeiro nas provas




O Enem e a época de vestibular estão chegando, e você, estudante, provavelmente já está ficando desesperado. Mas fique calmo, esse processo é natural e mesmo pra quem não passa de primeira, cedo ou tarde acaba. Na verdade, desculpe até ser tão sincero, mas entrar pra uma faculdade é só o começo da vida real e de todos os seus problemas.Mas, nesse sonho de juventude, por enquanto preocupe-se somente com acertar o máximo de questões, o que deve ser um problema bem grande dado o colossal conteúdo de uma prova de vestibular.
Por isso, mais do que ralar igual a um condenado e ficar noites sem dormir, pregado numa cadeira, resolver várias provas de vestibular (baixando-as dos sites oficiais, de anos passados) e adaptar-se à questões como o tempo e a técnica de chutar nas questões não conhecidas são essenciais e podem separar um aprovado de um reprovado. Por isso, preste atenção nessas 6 dicas, que provavelmente te ajudarão a ingressar no mundo acadêmico superior:

1) Estude

study-stuff
Eu sei, parece óbvio, mas qualquer estudadinha pode te salvar. Afinal, na hora de escolher entre 5 alternativas, uma noção básica sobre o tema já pode te ajudar a eliminar uma ou duas alternativas, o que aumenta bastante suas chances de chutas corretamente.

2) Mantenha controle do tempo

Técnicas incríveis para chutar certeiro nas provas
Não se desespere nem gaste tempo demais em uma questão se não acha que conseguirá resolvê-la. É melhor reservar um tempo para o fim da prova, não deixando nenhuma questão em branco, mas só chutando também depois de ter certeza que não conseguirá resolver o item em questão. Muita gente se atrapalha nesse item tentando resolver uma mesma questão longamente e acaba perdendo vários itens no processo, o que não vale a pena.

3) Não chute sempre na mesma letra

multipla-escolha-e1276611930724
O MEC exige que haja igualdade na distribuição de alternativas corretas das questões, com 20% para cada letra, e por isso a tática (lógica) de chutar só em uma letra não vai te ajudar muito.

4) Atenção com a repetição

repetition-painting
Atente para itens que se repetem, eles provavelmente mostram a questão certa. Por exemplo:
A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

5) O mesmo se aplica para números:

7819701-seamless-pattern-with-numbers
A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

6) Evite palavras generalizantes

chaves--comigo-ninguem-tem-paciencia_6330_1024x768
Em geral, palavras como “nunca”, “jamais”, “sempre”, “completamente”, “ninguém”, “incondicional”, “todos”, “definitivamente” e “total” marcam questões erradas. Quanto mais específica e aparentemente detalhada for uma resposta, maior é a probabilidade dela estar certa – e aí entra em cena o item 1), afinal, cada mínimo detalhe verdadeiro ou falso pode te ajudar a saber a diferença entre uma alternativa verdadeira ou falsa. Se quiser saber mais, confira esse vídeo abaixo:




[FONTE]