segunda-feira, 4 de abril de 2016

6 funções secretas que você não conhecia no seu celular




Apesar de todas as funções conhecidas e úteis de seu celular, seja ele Android ou iOS, existem vários as funcionalidades escondidas em seu aparelho. Elas não fazem nenhuma mágica superespecial, a la Harry Potter, mas podem ser uma mão na roda no dia-a-dia, facilitando o desempenho de tarefas que você mais usa, como tirar fotos, receber mensagens e assim por diante.
Aliás, com os segredinhos que você vai aprender logo abaixo, será possível ainda personalizar suas notificações e até mesmo bloquear de vez aquele contato chato, que você não quer mais atender ou receber mensagens.
Quer ver como funcionam essas funções que você não conhecia em seu celular? Então confira a lista:

1. Desligar música automaticamente
1
Especialmente para quem gosta de dormir ouvindo música, dá para programar seu celular para desligar a função automaticamente. No iOS, basta ir em Relógio e selecionar o Timer. Em Quando o tempo acabar, selecione Parar de Tocar, no final da lista.
Já, no Android, é só ir no player de música e, em Settings, procurar a opção Music auto off. Daí, é só determinar o tempo em que você quer que a música pare.

2. Formas alternativas de tirar foto

1
O aplicativo da câmera de seu celular também esconde alguns segredos úteis. No caso o iOS, por exemplo, o botão de aumentar o volume pode também ser usado para disparar a foto. No caso do Android, dá para inovar indo no Controle de voz e ativá-lo. Dessa forma, é possível tirar fotos usando a famosa palavra “Xis” ou qualquer outra que você quiser.

3. Flash como notificação

1
Usar o flash da câmera é uma maneira silenciosa e eficiente de saber quando notificações de sms ou das redes sociais chegarem. Para selecionar essa função no iOS, vá em Configurações, entre em Geral, em Acessibilidade e, então, escolha Pisca LED para alertas. No Android, é só ir em Configurações, clicar em Acessibilidade e selecionar Notificações flash.

publicidade

4. Leitor automático de texto

1
Essa é para quando você estiver no trânsito ou, simplesmente, não puder ou quiser ler por conta própria algum texto em seu celular. Para que ele leia automaticamente para você, vá em Geral, no iOS, escolhe Acessibilidade e ligue VoiceOver. Aí é só programar a velocidade que e o volume da “fala” de seu aparelho.
No caso do Android, vá até Configurações, escolha Acessibilidade e ative TalkBack. Quem não tiver a função, pode baixá-la no Google Play. Ativado o dispositivo, é só tocar na tela para indicar o texto a ser lido.

5. Customizar vibrações de notificações

1
Se estiver cansado dos sons padrões das notificações de seu iOS, basta ir até Configurações, Sons, Toques e, então, em Vibração. Daí, é só “batucar” um novo padrão para você.
No Android, por outro lado, você precisa selecionar um contato em sua agenda. Então, em Padrão de vibração, você vai escolher um padrão pré-definido ou criar um novo. Se, no caso, seu telefone não oferecer esse recurso, escolha o aplicativo Good Vibrations para baixar.

6. Bloqueio de ligações e mensagens indesejados

1
Cansou daquele contato chato e insistente? No iOS, dá para bloqueá-lo no aplicativo de ligações ou no FaceTime. Daí, é só selecionar o contato e marcar Bloquear essa pessoa, depois escolher Bloquear contato. Caso o número não esteja em sua agenda, aperte o botão Info e, então, escolha Bloquear essa pessoa e, como anteriormente, Bloquear contato. Para parar as mensagens indesejadas, basta seguir o mesmo procedimento no aplicativo de mensagens.
No Android, você só precisa ir em Configurações, clicar em Chamadas e, então, em Bloquear chamadas. Depois, em Chamadas Recebidas, vá em Lista de bloqueio e crie uma nova, inserindo o número indesejado ou selecionando o contato em sua agenda. Dá também para fazer isso usando aplicativos específicos, como o Privacy Star.

Fonte: Fatos Desconhecidos