Como realmente era o mundo no tempo da sua avó?
-->

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Como realmente era o mundo no tempo da sua avó?

Você certamente já deve ter ouvido a sua avó, ou alguma outra pessoa mais velha dizer: “na minha época era diferente”. E era mesmo. A maior parte das coisas mudaram muito nos último anos.
E não pense que se trata apenas de coisas relacionadas a tecnologia. Os costumes e estilos de vida também mudaram em alguns aspectos.

Viajar de avião

voo
Os anos 50 e 60 foram considerados a era de ouro da aviação. Os preços das passagens eram exorbitantes, se comparados aos dos dias de hoje.
Além disso, havia 5 vezes mais chances de acontecer uma acidente envolvendo a aeronave. Para você ter uma ideia, a cada cinco horas de voo ocorriam 5,2 fatalidades, atualmente ocorrem 1,33 para as mesmas cinco horas.
Outra diferença e que os passageiros podiam beber e fumar durante o voo, e também havia mais espaço entre os bancos, o que oferecia mais conforto.

Esporte

futebol
Para começar, antigamente não havia tecnologia suficiente para transmissão de jogos e competições pela TV, como acontece nos dias de hoje.
Se você quisesse acompanhar algum jogo teria que estar presente onde ele aconteceria, ou, no máximo, ouvir as informações pelo rádio. Depois da popularização da TV, o esporte começou a surgir na programação, mas sem os closes e replays de hoje.
Também não havia tanto marketing e publicidade como nos dias atuais. Os atletas não contavam com tanto apoio e nem tinham tantos recursos de investimento como hoje.

publicidade

Tecnologia

lua
Apenas em abril de 1960 que os Estados Unidos lançaram o primeiro satélite meteorológico. Foi nessa década também que surgiu o primeiro computador, o RAMAC 305, da empresa IBM.
Não é preciso dizer que a tecnologia mudou bastante dessa época para cá, não é? Quase ninguém tinha acesso ao computadores, e hoje grande parte da população não vive sem eles.
Foi na década de 60 também que o primeiro homem foi ao espaço, o russo Yuri Gagarin, para depois visitar a lua em 1969.

Publicidade

porco
Anúncios como esse da imagem dificilmente seriam usados nos dias de hoje. Com o passar do tempo, a publicidade foi se aprimorando e várias regras e órgãos de regulação foram criados.

Direitos civis

panteras
Os anos 60 foram marcados pela luta das minorias pelos seus direitos civis. Foi nessa época que surgiu, por exemplo, os Panteras Negras, nos Estados Unidos, que lutaram pelo fim da segregação racial.
No Brasil, ainda não existia o Estatuto da Criança e do adolescente, que só foi instituído em 1990, e leis como a da Maria da Penha, que só entrou em vigor em 2006.

O bikini foi inventado em 1946

1O bikini foi invetado em 1946, mas foi lá pelos anos 60 (juventude da maioria das nossas avós) que ele começou a ficar cada dia mais curto e indecente, até chegar ao modo como ele é usado hoje.

E para fechar com chave de ouro: Nós somos mais estudiosos

1
Estudiosos revelaram que o ser humano do século passado, em comparação com o atual, tinha o Q.I bem menor. Mesmo assim, esse número não quer dizer que somos muito mais inteligentes.
Ele revela apenas que estudamos mais que os nossos avós, e isso mostra que estamos cada vez mais concentrados no mercado de trabalho e áreas de estudo.
Bônus: “Não tinha safadeza no meu tempo”
1

Atualmente a média de filhos de uma mulher brasileira é de 1,9, há 70 anos atrás essa expectativa era de 6,1, bom o método para se fazer filhos nós nem precisamos comentar certo?

Fonte: Fatos Desconhecidos
Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post