quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Top 10 - Coisas que você nunca soube a função




Objetos que estão ao nosso redor durante a maior parte do tempo podem esconder funções surpreendentes que a gente nunca percebe. Na verdade, por estar tão acostumado a utilizá-los tão rotineiramente sem prestar muita atenção, alguns detalhes misteriosos podem passar despercebidos sem que a gente tenha muita compreensão para que serve ou porque está ali no objeto em questão.
Em algumas matérias nós tentamos explicar a utilidade de vários objetos ou partes deles, mas aqui decidimos reunir vários itens em uma só lista, para responder de uma vez por todas as suas dúvidas sobre coisas que nos cercam. Aqui a gente explica a utilidade de partes de objetos que fazem parte da sua vida que talvez você nunca tenha percebido, mesmo que eles façam parte da sua vida.
Confira a lista com alguns itens que tem funções secretas que você nunca reparou.

1 – Gancho atrás das camisas

1
Talvez você nunca tenha percebido, mas atrás das camisas sociais existe uma espécie de gancho de tecido costurada na roupa. A explicação é bem simples, e serve para a camisa ser pendurada em ganchos de parede, especialmente em vestiários. Depois de um tempo, alguns jovens em universidades americanas começaram a dar um novo sentido para a peça, removendo-a para indicar que não estavam disponíveis pois estavam em um relacionamento.

2 – Cilindro no cabo do notebook

2
Praticamente todo computador portável possui esse misterioso objeto no cabo de energia. Chamados de núcleos de ferrite, esses pequenos dispositivos evitam que existam grandes alterações de frequência ou picos de energia nas correntes elétricas dos aparelhos.

3 – Furo na janela do avião

3
As janelas dos aviões são feitas de um tipo de vidro plástico chamado perspex. Por conta da diferença de pressão entre o interior e o exterior da aeronave, se existisse somente uma delas poderia haver quebras das janelas. Com a existência de duas camadas e um furo em uma delas, é possível que o ar circule entre as janelas e na área interna do avião, equilibrando a pressão e garantindo a segurança dos passageiros.

4 – Parte azul da borracha

4
Quem tinha borrachas de duas cores na escola sempre tinha a resposta na ponta da língua para falar sobre a função da parte azul dela: é para apagar canetas. Apesar dessa informação ser passada como verdade, não é bem assim. A parte azul foi fabricada para ter mais eficácia na hora da remoção dos traços – de grafites comuns –, sendo destinada principalmente a papeis mais espessos e resistes, podendo rasgar os de espessura mais comuns, como sulfite.

5 – Espaços extra para cadarços

5
Em calçados esportivos, é comum que existam espaços extras, quase nunca utilizados, para passagem do cadarço. Por mais que pareçam inúteis, eles foram feitos para melhorar a fixação do tênis nos pés durante as atividades físicas. Por meio da utilização dos últimos buracos, os calçados se movem menos e provocam menos atrito nos calcanhares, dando mais estabilidade e rendimento na prática das atividades.

6 – Buraco na colher de macarrão

6
Por mais que pareça estranho criar uma colher que tem um grande buraco no meio, no caso das colheres utilizadas para servir espaguete, existe um ótimo propósito. Ao colocar o macarrão dentro do furo, é possível determinar uma porção média para uma pessoa. É claro que a quantidade pode variar individualmente, mas ela foi calculada com base numa média do que a maioria das pessoas come.

7 – Pequeno bolso da calça jeans

7
Quase todo mundo já se perguntou porque existe um pequeno bolso dentro do bolso principal da calça jeans. Você pode encontrar diversas explicações, como para guardar chaves do carro, preservativos ou moedas. A verdade é que o pequeno bolso apareceu pela primeira vez num modelo de calça de 1873, com a função de guarda relógios de bolso. Ainda hoje, alguns fabricantes se referem ao bolso como bolso de relógio, graças à sua função original.

8 – Rebites das calças

8
Assim como os pequenos bolsos, alguns rebites são encontrados marcando regiões das peças jeans. Por mais que pareçam apenas peças decorativas colocadas para valorizar as calças, eles possuem uma função importantíssima. Quando começaram a vestir jeans, os trabalhadores percebiam danos mais frequentes em algumas partes da roupa. Para fortalecer esses pedaços, foram instalados rebites nas peças, garantindo maior resistência e durabilidade para elas.

9 – Buraco na cadeado

9
Esse furinho no cadeado serve para duas coisas. A primeira delas é servir como uma espécie de ralo, criado para os momentos de chuva para evacuar a água que acaba entrando pelos pingos e fica acumulada, evitando que ele enferruje. Outra função é servir de local de entrada para utensílios de lubrificação e limpeza, para manter as engrenagens do cadeado lubrificadas e impedir que elas não travem e nem fiquem enferrujadas.

10 – Terceiro pino das tomadas

Top 10 - Coisas que você nunca soube a função
O terceiro pino faz a função de fio terra e evita que a energia excedente vá para o equipamento. Assim, ele fica desmagnetizado e sofre menos riscos de problemas. Nas redes menos estáveis, a energia pode escapar pela tomada e ficar armazenada nos dispositivos metálicos, o que provoca choques inesperados apenas com o toque em alguma parte do equipamento. O terceiro pino também evita que uma tensão elevada seja enviada para os aparelhos, servindo como protetor.

Fonte: Fatos Desconhecidos