terça-feira, 26 de setembro de 2017

Foi descoberto o maior dinossauro do mundo


É um enorme herbívoro, que teve sua medida calculada em 37 metros e pesava mais de 70 toneladas, isto é, mais pesado do que uma baleia azul ou uma dúzia de elefantes africanos.

Esqueleto completo do dinossauro

Não é a primeira vez que este dinossauro grande foi mencionado. Em 2014, ele começou a chamar a atenção, em uma exposição no Museu Americano de História Natural, ocorrida no início de 2016.

Naquela ocasião, o título de maior dinossauro  de todos os tempos foi reivindicado, mas a espécie não recebeu um nome especifico, apenas o chamaram de "O Titanosauro" e nenhuma descrição formal dos ossos foi publicada para que outros especialistas validassem a proclamação deste título.

No entanto, recentemente, o paleontólogo José Carballido do Museu Paleontológico Egidio Feruglio e seus colegas finalmente publicaram os detalhes científicos deste enorme herbívoro.

Homem ao lado do osso encontrado

O nome oficial do dinossauro é Mayorum Patagotitan , que significa "Titan patagónico da família Mayo”. Isso é porque os seus ossos foram escavados no Rancho La Flecha, pertencente ao rio Mayo na província de Chubut,  na Argentina.
Este não era o lugar de descanso de um único animal. No local, foram encontrado restos de pelo menos seis dinossauros de diferentes idades e tamanhos. Quando terminaram, os paleontólogos haviam cavado a espécie, ao redor do pescoço, costas, rabo e pernas, o que foi suficiente para chegar a duas conclusões: que era um dinossauro que ninguém tinha visto antes e foi um verdadeiro gigante.

Homem deitado ao lado do osso de dinossauro

Mas foi realmente o maior dinossauro de todos os tempos?



Nem todo mundo está convencido. Mathew Wedel, um paleontólogo da Universidade Ocidental de Ciências da Saúde, tem acompanhado a história do Titanosaurus desde 2014, ele observou que a descoberta não possui medidas necessárias de ossos de dinossauros que provem que a espécie é a maior já encontrada. Porém, não deixa de ser um forte candidato a ganhar o título de dinossauro mais poderoso que já existiu na terra.

Titanosaurus
Titanosaurus

Até agora, o O Dreadnoughtus, cujo nome significa "temente a nada", detém o titulo de maior dinossauro que já existiu, e conseqüentemente o maior animal que já pisou na Terra, há 77 milhões de anos. Em seguida, aparece o Argentinossauro, ocupando a segunda posição na lista dos maiores dinossauros de todos os tempos.

Dreadnoughtus
Dreadnoughtus

Argentinossauro
Argentinossauro