Um estudo recente, realizado na Holanda, revelou que o tempo máximo de vida para uma mulher é de 115,7 anos. Como sempre, o máximo para quem é homem é um pouco menos: 114,1 anos – ainda assim, não se pode negar, estamos falando de muito, muito tempo.



Os resultados foram obtidos com base em estudos que avaliaram dados de 75 mil pessoas que morreram nos Países Baixos nos últimos 30 anos. De acordo com um dos autores da pesquisa, o professor John Einmahl, existe realmente uma maior expectativa de vida na sociedade moderna, mas há também certo ponto que as pessoas não passaram nas últimas décadas, e a idade máxima de vida continua a mesma.
A pesquisa levou em consideração o tempo útil de vida, que é aquele em que uma pessoa vive com a capacidade de cuidar de si mesma. Na América, outro estudo havia chegado a um resultado semelhante: 115 anos.
Sempre bacana lembrar que existem pontos fora da curva, como é o caso da Francesa Jeanne Louise Calment, que nasceu em 1875 e morreu em 1997. Ela é a pessoa mais velha de quem se tem registros, tendo vivido impressionantes 122 anos. Haja velinha para colocar no bolo!