Invenções de mulheres que mudaram o mundo
-->

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Invenções de mulheres que mudaram o mundo

Acabamos nos acostumando com os objetos que facilitam o nosso cotidiano. No final das contas, esquecemos de procurar saber quais foram os gênios que nos presentearam com eles, né?Precisamos admitir que as mulheres sempre atuaram na trajetória da humanidade. Porém, muitos não sabem que várias coisas surgiram graças a inteligência e engenhosidade dessas inventoras e cientistas geniais.
Da cerveja ao Monopoly, elas fizeram história e mudaram o mundo. Precisamos reconhecer!

1 – Aquecedor de carro – Margaret A. Wilcox

Para esquentar os motoristas do século 19, Margaret A. Wilcox inventou um sistema que conduzia o ar de cima da máquina para aquecer os pés, em 1893.  


2 – Monopoly – Elizabeth Magie

Um dos jogos mais famosos do mundo, e que atravessou gerações, foi inventado por Elizabeth Magie, em 1904, e batizado de “O Jogo dos Proprietários”. O jogo de Magie foi uma crítica às injustiças do capitalismo sem controle. Ironicamente, seu jogo se tornou um sucesso quando Charles Darrow roubou sua ideia e vendeu à Parker Brothers, 30 anos depois. Depois de algum tempo a empresa finalmente rastreou Magie e pagou US$ 500 a ela pela injustiça cometida.

3 – A Escada de Emergência – Anna Connelly

Graças a Anna Connelly, você tem para onde correr quando há um incêndio. Ela inventou as escadas de emergência em 1887.

4 – O Bote Salva-vidas – Maria Beasely

Em 1882,  Maria Beasely encontrou um jeito de evitar a morte de pessoas em desastres marítimos. Ela criou o bote salva-vidas. Além do bote, Basely inventou a máquina para fazer barris, o que a tornou rica.

5 – Os Painéis Solares – Maria Telkes e Eleanor Raymond

A ideia de converter a energia solar em energia elétrica surgiu entre a física Dra. Maria Telkes e a arquiteta Eleanor Raymond. Foi em 1947 que elas construíram a primeira casa totalmente aquecida por energia solar.

6 – A Seringa – Letitia Geer

Sabemos que essa criação não é a favorita de todos, mas foi um grande avanço na medicina. Em 1899, Letitia Geer inventou uma seringa médica que podia ser operada com apenas uma das mãos, para a alegria geral – ou não.

7 – O Refrigerador Elétrico – Florence Parpart

No ano de 1914, Florence Parpart criou o que levou aos refrigeradores que conhecemos hoje. Imagine o que seria de nossos alimentos sem essa mulher maravilhosa!

8 – A Máquina de Fazer Sorvete – Nancy Johnson

Nancy Johnson inventou a máquina de fazer sorvetes em 1843. O design patenteado ainda é usado nos dias atuais, mesmo após o invento das máquinas de sorvete elétricas. Que invenção preciosa, hein?!

9 – O Algoritmo de computador – Ada Byron King

Ada Byron King, a condessa de Lovelace, estudou matemática e ajudou o colega Charles Baggage no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo. Além disso, é responsável pelo algoritmo que poderia ser usado para calcular funções matemáticas. Entre 1842 e 1843, ela criou notas sobre a máquina analítica de Babbage, que foram republicadas mais de cem anos depois. A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações da condessa como o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador.

10 – A Tecnologia das telecomunicações – Shirley Jackson

A física teórica Dra Shirley Jackson foi a primeira mulher negra a receber um Ph.D. do MIT, em 1973. Realizou uma pesquisa científica, enquanto trabalhava na Bell Laboratories, que permitiu a invenção do fax portátil, o telefone de toque, cabos de fibra óptica, e a tecnologia por trás do identificador de chamadas e chamada em espera.

11 – A Máquina de Lavar Louça – Josephine Cochrane

Josephine Cochrane criou a máquina de lavar louça mecânica em 1886 e foi a base para os outros modelos que seguiram. Obrigada, Cochrane!

12 – O transmissor Wireless (sem fio) – Hedy Lamarr

Durante a Segunda Guerra Mundial, Hedy Lamarr inventou um sistema de comunicações secretas, para torpedos controlados por rádio, empregando “salto de frequência”. A tecnologia de Hedy Lamarr foi base para outras, do Wi-Fi ao GPS. Ela também passou a ser uma estrela de cinema mundialmente famosa – e precisamos reconhecê-la por ambos.

13 – O Circuito Fechado de Televisão “CCTV” – Marie Van Brittan Brown

Visando ajudar as pessoas a garantir a sua própria segurança, Marie Van Brittan Brown patenteou, em 1969, o circuito fechado de televisão. Ela foi incentivada pela lentidão da polícia de NY, que era lenta ao responder os pedidos de ajuda. Sua invenção é a base para sistemas de CCTV modernos, usados para segurança em casa e no trabalho da polícia atualmente.


14 – Coletes Balísticos e a fibra Kevlar – Stephanie Kwolek

A química Stephanie Kwolek inventou a fibra Kevlar. Por ser extremamente resistente, é usada para produzir coletes à prova de balas. A invenção de Kwolek é cinco vezes mais forte que o aço, e também tem cerca de 200 outros usos. Quantas vidas ela já não salvou?

15 – O software de computador – Grace Murray Hopper

Almirante da Marinha dos EUA, Dra. Grace Murray Hopper, também foi uma cientista da computação, e inventou o COBOL. Foi o primeiro programa de computador de negócios amigável “user-friendly”. Ela também foi a primeira pessoa a usar a expressão “bug” para descrever uma falha em um sistema de computador.

16 – A Cerveja – Antigas mulheres da Mesopotâmia

Tem quem diga que cerveja não é coisa de mulher. Sabem de nada! Jane Peyton, historiadora de cervejas, afirma que as antigas mulheres da Mesopotâmia foram as primeiras a desenvolver, vender e até mesmo beber cerveja. Evidentemente que é difícil definirmos qual mulher, exatamente, criou essa maravilha. Mesmo assim, segundo Peyton, pode-se dizer que as mulheres antigas em todo o mundo estavam com certeza fermentando alguma coisa. Então, da próxima vez que você levantar um copo, faça um brinde a Ninkasi, a deusa sumeriana da cerveja!

Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post