7 previsões da ficção científica para 2017
-->

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

7 previsões da ficção científica para 2017

Nós estamos vivendo no futuro! Talvez a gente ainda não tenha trens viajando com supervelocidades sobre os oceanos ou naves nos levando para colônias espaciais, mas já alcançamos tecnologias como internet de alta velocidade, transmissão de mídia online e chamadas em vídeo.
Surpreendentemente, 2017 é um ano que já apareceu como futuro distante de várias produções da ficção científica. Alguns imaginaram a revolta dos robôs, outros pensaram em cidades que funcionavam como prisões. A maioria dos filmes que citou 2017, imaginou uma distopia.
Com isso em mente, confira agora algumas das previsões mais pessimistas para 2017 encontradas em produções do cinema do passado.

1 – O Sobrevivente

7 previsões da ficção científica para 2017
A única colaboração de Arnold Schwarzenegger e Stephen King nas telas previu a ascensão dos reality shows TV e a forma como os programas utilizam a edição para construir bons ou maus sentimentos pelos participantes. O próprio Schwarzenegger já anunciou que irá produzir o seu próprio reality, focado em musculação. Ainda que a gente não esteja assistindo a batalhas mortais na televisão, os produtores do reality show russo Game2: Winter anunciaram que tudo será permitido na edição, incluindo homicídio.

2 – Nerve

7 previsões da ficção científica para 2017
Nerve é a produção mais recente desta lista, tendo sido lançado em 2016. O filme apresenta um cenário em que uma estudante do ensino médio se vê dentro de um jogo online repleto de desafios. No jogo, jovens de todo o país se propõem a fazer os mais ousados desafios em troca de fãs na internet e uma recompensa em dinheiro. Talvez ainda não chegamos no ponto em que um único jogo controla esses desafios, mas basta passar alguns minutos no YouTube ou Facebook para perceber que o comportamento já é extremamente comum.

3 – Parks & Recreation

7 previsões da ficção científica para 2017
Parks & Recreation não é exatamente uma série de ficção científica, mas apresentou um salto temporal na série que mostrava como seria o futuro. Ali, a empresa de tecnologia Gryzzl investiu em oferecer wi-fi grátis para toda a cidade de Pawnee em troca de mineração de dados. A estratégia é bem parecida com os esforços da Google para fazer a internet disponível para o mundo inteiro. A vida também imitou a arte para o ator Aziz Ansari, que também se tornou um respeitado autor, assim como seu personagem.

4 – Click

7 previsões da ficção científica para 2017
2017 é somente uma das paradas na linha do tempo de Click, que conta a história do workaholic Adam Sandler e seu controle remoto universal que comanda momentos de sua vida. Ele tem uma péssima visuaõ do futuro e da falta de equilíbrio em sua vida quando avança 11 anos no futuro e percebe que desprezou a família e a saúde em favor de seu emprego. Adam Sandler não ficou obeso e infeliz com o tempo, como vemos no filme, mas certamente as tecnologias como Google Glass e Facebook Live oferecem recursos que copiam alguns conceitos de “edição” de nossas vidas em tempo real.

5 – Barb Wire – A Justiceira

7 previsões da ficção científica para 2017
Num filme que quase parece inacreditável demais para ser real, Pamela Anderson é uma caçadora de recompensas numa batalha para conseguir escapar da Segunda Guerra Civil dos Estados Unidos e fugir para o Canadá. Nenhuma guerra ainda tomou conta dos Estados Unidos, mas as divisões políticas que as propostas do presidente eleito Donald Trump provocaram aumentaram muito a procura de norte-americanos por oportunidades no Canadá.

6 – A Fortaleza

7 previsões da ficção científica para 2017
A Fortaleza é outra distopia que apresenta americanos tentando cruzar a fronteira do norte. Neste Caso, Christopher Lambert e sua esposa estão fugindo do país quando têm um segundo filho em meio a uma política que limita uma criança por casal. O homem é rapidamente capturado e colocado numa prisão em que recebe ameaças de ter a mente completamente apagada. A política que permite uma só criança estava em vigor na China até 2016, como novas concessões foram feitas na regra. As tecnologias de apagar a mente ainda não estão tão próximas, mas estudos já têm buscado formas de eliminar memórias negativas por meio de pílulas e tratamentos especiais.

7 – O Exterminador do Futuro: Gênesis

7 previsões da ficção científica para 2017
As máquinas continuam adiando a data em que elas vão tomar o controle da humanidade. A princípio, o Dia do Julgamento relatado em Exterminador do Futuro acontecia em 1997, até que foi adiado para 2003. A conturbada linha do tempo parece finalmente ter encontrado uma data definitiva em 2017 como o ano em que a Skynet conquistou a Terra, no último filme Gênesis. Apesar disso, considerando que praticamente todo tipo de conectividade entre aparelhos eletrônicos já foi alcançado desde que o primeiro iPhone foi lançado, em 2007, talvez as máquinas já tenham dominado tudo e a gente nem percebeu.
Conhece outras previsões que obras de ficção científica ou outros gêneros tiveram para o ano de 2017? Qual você mais gostou das que apresentamos aqui? Discuta nos comentários.
Fonte(s) Geek and Sundry
Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post