terça-feira, 30 de maio de 2017

Lições de vida que o Chaves te ensinou


A série de televisão mexicana foi ao ar pela primeira vez no Brasil em agosto de 1984 para complementar a programação da recém-formada emissora, Silvio Santos, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Os episódios narravam o dia-a-dia de Chaves em uma vila, onde convive com várias pessoas, como Seu Barriga, Seu Madruga, Dona Florinda, a Bruxa do 71 e o Professor Girafalles.
Durante as três décadas de exibição, a série foi sucesso e tem feito muitos admiradores, principalmente do principal personagem, por causa da simplicidade, ingenuidade e humildade de Chaves. Separamos mais 8 lições que todo mundo pode aprender com essa programação. Confira.

1 – Seja sempre solidário

Lições de vida que o Chaves te ensinou
“Seu Barriga”, é considerado como um dos mais solidários do seriado. Somente ele seria capaz de perdoar uma dívida de 14 meses de um inquilino. Em um episódio ele ainda teve a coragem de desembolsar dinheiro e bancar a viagem de Chaves à Acapulco, no sudoeste do México, pois ele iria ficar sozinho na vila.

2 – Nunca confie totalmente nas coisas que vem fácil

Lições de vida que o Chaves te ensinou
Um dos ditados populares mais conhecidos diz que: “O que vem fácil, vai fácil”. E isso o Chaves nos ensinou durante o episódio “Vamos ao cinema”, quando ele é convidado para assistir de graça à um filme que tinha acabado de lançar, mas ele preferia estar assistindo ao filme do Pelé. Chaves não deu valor no que tinha recebido e fez diversas atrapalhadas, pois não se esforçou para estar ali.

3 – O descanso é necessário para todos

Lições de vida que o Chaves te ensinou
Durante o episódio de Alcapulco todos os personagens aproveitam para se divertirem na praia e no hotel, até mesmo o Seu barriga, que nunca tira férias. E isso nos ensina que todo mundo precisa descansar, se desligar do automático e esquecer os projetos, pelo menos por um tempo.

4 – Jamais desista

Lições de vida que o Chaves te ensinou
O Seu Madruga é uma verdadeira personificação da perseverança. Ele pode não gostar de trabalhar, mas a cada episódio da série ele se virava como podia. A lista das suas atividades profissionais é enorme: sapateiro, vendedor, pintor, carpinteiro, boxeador e por aí vai. E disso aprendemos a lição de que sempre é possível tentar coisas novas, e o importante é jamais desistir, mesmo que tenha falhas e seja difícil.

5 – Cautela na hora de escolher um parceiro

Lições de vida que o Chaves te ensinou
Em um dos episódio de Chaves, Seu Madruga e Dona Florinda viram sócios e começam a vender churros, mas o negócio não teve bons resultados e foi um fracasso. Tudo isso aconteceu porque eles não pensaram antes na pessoa que deveria ser seus sócios. Além disso, eles não tiveram um conversa para saber se os objetivos eram os mesmos.

6 – As aparências enganam

Lições de vida que o Chaves te ensinou
Durante o episódio da barraca de refrescos, onde a barraca do Chaves foi ofuscada pela do Quico, que era mais bonita, moderna e com aparência de mais profissional, aprendemos que não adianta ter conteúdo, se não souber passar uma boa imagem, se não causar uma boa impressão. É importante ter qualidade acima de tudo, pois só assim a atenção do público é chamada e cativada.

7 – Não guarde ressentimentos

Lições de vida que o Chaves te ensinou
Dizia Chaves: “A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena”. E durante o episódio “Ladrão da Vila” o principal personagem acabou sendo acusado injustamente de ser o autor dos roubos que aconteciam na vizinhança. Mas Seu Furtado acabou se arrependendo do que tinha feito e devolveu os pertences roubados, e isso acabou inocentando o Chaves.

8 – Não perca o lado infantil

Lições de vida que o Chaves te ensinou
Durante o episódio “Uma aula de canto”, o professor Girafalles ensina as crianças a tocarem instrumentos musicais, e umas das músicas que eles aprendem é: “Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda/ Amanhã velho será, velho será, velho será! / A menos que o coração, que o coração sustente/ A juventude que nunca morrerá!”
Certa vez Bolaños falando sobre o Chaves disse o seguinte: “Este personagem era o melhor exemplo de inocência e da ingenuidade próprias de um garoto, e o mais provável é que essas características tenham gerado o grande carinho que o público sentia por ele”. E esse pode ser o principal motivo de Chaves ter feito e ainda fazer tanto sucesso.

Fonte(s) Fatos Desconhecidos e MSN