O que acontece quando você dorme com o cabelo molhado?
-->

sexta-feira, 29 de julho de 2016

O que acontece quando você dorme com o cabelo molhado?

Quando somos jovens, nossas mães sempre nos falaram pra não dormir com os cabelos molhados. Dentre os motivos para não manter o hábito, estava evitar pegar um resfriado, por exemplo. Ao ficar mais velho, o costume de secar os cabelos – naturalmente ou com secadores – antes de se deitar acaba se tornando comum, sem que realmente exista um questionamento sobre a procedência dos motivos.
Dormir com os cabelos molhados realmente pode aumentar os riscos de pegar um resfriado ou outras doenças? E o que isso provoca para a saúde do seu cabelo? Essas dúvidas serão respondidas nesse artigo, para que você não tenha mais que se preocupar com isso sem saber o porquê.

Gripes e resfriados

1
As primeiras crenças que relacionam pegar alguma doença com deitar com os cabelos molhados vêm da conexão entre os resfriados com o corpo estar em temperaturas mais baixas. A mesma relação, por exemplo, feita quando os pais sugerem que as crianças não andem descalças em pisos gelados para evitar algum problema de saúde.
Como os cientistas e médicos já sabem, gripes e resfriados são causadas por vírus, o que significa que contrair ou não a doença não está diretamente ligado à temperatura do corpo do paciente. Apesar disso, existem alguns estudos que buscam relacionar o resfriamento do corpo com a probabilidade de ser atingido pela doença. Os resultados são inconclusivos, mas um deles conseguiu estabelecer um paralelo entre os dois fatos.

Ciência

0
Um pesquisador separou um grupo de voluntários em dois, deixando metade deles com os pés descalços, numa banheira cheia de água fria, e a outra metade com os pés calçados, numa banheira sem água. Ron Eccles não conseguiu perceber nenhuma diferença na saúde dos pacientes a princípio, mas após cerca de cinco dias, duas vezes mais voluntários do primeiro grupo disseram apresentar sintomas de resfriados.
Apesar da maioria dos resultados não ter uma resposta conclusiva, uma teoria supõe que, quando o corpo se resfria, os vasos sanguíneos sistema respiratório se contraem. Com isso, menos glóbulos brancos chegam aos órgãos, provocando uma fraqueza no sistema imunológico. O estudo realizado não pôde comprovar as conexões entre resfriados e temperatura do corpo porque nenhum voluntário foi testado antes do experimento, para saber se já possuíam o vírus no corpo.
Sendo assim, a ciência ainda não conseguiu comprovar alguma ligação entre ficar doente com a temperatura do corpo. Na melhor das hipóteses, só durma de cabelo molhado se estiver num ambiente quente e confortável, para não correr riscos.

publicidade

Saúde do cabelo

O que acontece quando você dorme com o cabelo molhado?
Se o cabelo molhado não representa algum perigo comprovado à saúde dos pacientes, você ainda não deve deixar de lado essa preocupação. Cabeleireiro e especialistas sugeram que o hábito não fez bem à saúde dos fios e do couro cabeludo. Segundo o hairstylist de celebridades John Ruggiero, o cabelo molhado em contato com o travesseiro e roupas de cama vai secar de forma menos natural, ficando descontrolados e cheios de nós.
A desorganização do cabelo após acordar, vai oferecer mais trabalho para cuidar dele, o que pode provocar danos aos fios. O especialista dá dicas caso você realmente precise dormir com os cabelos molhados, para evitar possíveis problemas “Passar um pente usando um pouco de condicionar ou spray contra desembaraçamento, fazer uma traça não muito firme e prender numa espécie de coque”, sugere o cabeleireiro para evitar fios desordenados.

Fonte: Fatos Desconhecidos
Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post