Quanto tempo vivem os gatos?
-->

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Quanto tempo vivem os gatos?

A longevidade de um animal de estimação depende de muitos fatores. Um deles é o cuidado que ele recebe ao longo da vida. Em média, os animais que têm uma casa atingem os 12 anos (há muitas exceções, é claro). No artigo a seguir, respondemos à pergunta de quanto tempo os gatos vivem.

Vida dos gatos

Para que nosso melhor amigo possa viver mais e melhor, devemos cumprir uma série de cuidados e controles. Os gatos domésticos (assim como os cães) envelhecem mais rápido que os humanos. Mas é dito, erroneamente, que cada ano do homem é equivalente a 7 anos de felino. Na verdade, não é assim, mas este cálculo talvez possa nos ajudar a entender o ciclo de suas vidas.

Os especialistas concordam que o envelhecimento do gato é mais rápido nos dois primeiros anos. Assim, as mudanças que ocorrem no animal em seus 24 meses iniciais são superiores às experimentadas nos anos seguintes.
Normalmente, o gato vive mais que o cachorro. Mas tudo depende do cuidado, da comida, da raça, se ele mora na rua, se ele é vacinado, etc. Um gato de rua tem uma expectativa de vida de até 6 anos, e um que sempre esteve em uma casa pode chegar a 12 anos. Existem até casos de gatos que viveram 20 anos.
A longevidade depende do cuidado que o animal recebe. Embora sua personalidade curiosa os leve a se expor a muitos perigos, a verdade é que, com um pouco de vigilância e alguns limites, podemos evitar acidentes que reduzam sua expectativa de vida.

Fatores que influenciam a longevidade do gato

Os perigos são a ordem do dia, se o animal sai na rua ou permanece o dia todo dentro de casa. Entre os fatores que podem influenciar a longevidade do seu gato são:

1. Acidentes

Um gato doméstico é menos exposto a carros ou animais maiores do que os que estão na rua. Nas primeiras “excursões” para o exterior, pode sofrer algum incidente, ser ferido por um veículo, entrar em uma armadilha ou ser atacado por um cachorro.

2. Doenças

A possibilidade de contrair uma doença aumenta à medida que o gato está em contato com o exterior. Quando eles procuram uma gata no cio, as lutas entre machos são comuns, bem como a propagação de vírus e bactérias. As feridas podem se infectar.

3. Obesidade

É também algo que reduz a expectativa de vida do seu gato. Felinos que não saem muito e não se exercitam ou brincam, aumentam consideravelmente de peso. E, como com as pessoas, a obesidade tem muitas consequências prejudiciais: ataques cardíacos, artérias bloqueadas, retenção de líquidos, etc.

Anúncio

4. Falta de cuidados veterinários

Muitos donos de animais não os levam ao consultório médico, nem mesmo uma vez por ano. Com a desculpa de que “ele parece saudável”, o gato não recebe atenção médica e pode reduzir sua qualidade de vida. Algumas doenças não apresentam sintomas visíveis e, quando são detectadas, podem estar muito adiantadas.

Como estender a vida do meu gato?


Embora desejemos que vivam para sempre, os gatos têm uma expectativa de vida que varia de 12 a 15 anos. Para aumentar sua longevidade (há exemplos de gatos que viveram até os 21 anos), devemos prestar muita atenção aos cuidados que lhes dispensamos.
Como primeiro passo, cuide da higiene e da saúde do animal. Alimentos de acordo com suas necessidades, água limpa no bebedouro todos os dias, desparasitação periódica, plano de vacinação completo e remoção de pulgas como parte dos cuidados básicos.
Por outro lado, a castração tem muitas vantagens em animais de estimação, uma vez que evita a transmissão de doenças sexuais e também o contágio de vírus, quando os machos lutam. Uma fêmea castrada elimina ou diminui o risco de tumores uterinos. Nos machos, evita problemas de uretra.
Fonte da imagem principal: El Coleccionista de Instantes Fotografía & Video
Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post