Alimentos que são tão viciantes quanto drogas
-->

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Alimentos que são tão viciantes quanto drogas

Ao longo da vida, desenvolvemos vários vícios. Vício em um certo tipo de jogo, em tabacos, bebidas alcoólicas, em redes sociais, nas temidas drogas e, acredite ou não, em comidas. As pessoas nos aconselham a nunca chegar perto das drogas por causa dos danos que elas podem trazer. Como muitos sabem, é difícil parar de usar alguma quando se começa e isso pode danificar a vida de muitas pessoas. No entanto, não é somente essas substâncias que causam dependência. O que muitas pessoas não sabem é que existem alimentos tão viciantes quanto ou até mais do que as drogas. Isso porque eles contêm os mesmos efeitos químicos em nossos corpos.
O resultado de consumir alguns deles é: vício físico ou psicológico. Os consumimos cada vez mais para saciar esse vício e nos tornamos cada vez mais dependentes. Foi pensando nisso que nós resolvemos trazer essa matéria. Nós buscamos e listamos alguns alimentos tão viciantes quanto drogas. Se você souber de algum outro que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Biscoitos

Consumir uma grande quantidade de biscoitos pode parecer uma coisa ruim. No entanto, isso pode ser o resultado de um vício. Em um estudo, Jamie Honohan, do Connecticut College, injetou algumas substâncias em ratos. Em seguida, ele colocou os animais em um labirinto onde tinha arroz e biscoitos, deixando-os se moverem livremente. Os animais só se moviam para a área onde continham os biscoitos ao invés do arroz. Eles ficavam bastante excitados quando comiam os Oreos, da mesma forma que ficaram quando tiveram as substâncias injetadas.

2 - Carne

A carne é uma das melhores fontes naturais de proteína. É difícil distinguir alguém que é de fato viciado em carne e alguém que só precisa da sua proteína. Podemos encontrar na carne hipoxantina, estimulante parecido com a cafeína e o que nos deixa satisfeitos. Por esse motivo as pessoas exibem sintomas de abstinência quando ficam muito tempo sem comer carne. Além dessa, existem outras substâncias na carne que causam dependência, como os ácidos guanílico e inosínico.

3 - Sorvete

O sorvete é capaz de despertar a mesma parte do nosso cérebro que as drogas. Com o tempo, pessoas viciadas em sorvete terão que consumir mais para manter a excitação. Quando não fizerem isso, podem ficar deprimidas, assim como os viciados em drogas. Kyle S. Burger e Eric Stice, do Oregon Research Institute, analisaram o efeito do vício em sorvete no cérebro humano. Eles examinaram a atividade cerebral de 151 adolescentes. Eles notaram que as pessoas que haviam consumido muito sorvete durante a semana do estudo não estavam tão excitadas na frente de um milkshake quanto os que não tomavam sorvete há muito tempo. Isso foi medido pela atividade no centro do prazer do cérebro humano.

4 - Queijo

O queijo é outro alimento viciante que quase todas as pessoas gostam. Ele pode ser a razão pela qual muitas pessoas amem pizza. Isso porque o queijo contém as moléculas de opiáceos caseína e casomorfinas. Essas substâncias têm efeito parecido com a morfina no nosso organismo. Quando comemos, eles se ligam aos receptores cerebrais, igual às outras drogas, e isso faz com que o cérebro libere dopamina. Embora não traga malefícios, o queijo deixará uma pessoa viciada facilmente.

5 - Café

O café é extremamente consumido nos Estados Unidos. Um americano bebe em média três xícaras por dia. Isso sem contar as demais bebidas que contêm cafeína, como os energéticos e refrigerantes. A bebida rica em cafeína foi coroada como "droga mais viciante e consumida no mundo". Ao tomar muito café, nosso organismo libera uma quantidade significativa de dopamina, assim como as demais drogas. O vício pela substância só tende a aumentar, exigindo cada vez mais da bebida.

6 - Batatas fritas

Você já se perguntou porque é tão difícil parar de comer batata frita quando começamos? Segundo um estudo, esse alimento é quase tão pesado quanto drogas. Uma vez que você começa a comer, não quer mais parar. As batatas fritas vendidas em saquinhos liberam a dopamina, bagunçando o nosso organismo, causando um efeito parecido com o uso das drogas.

7 - Chocolate

O chocolate é outro alimento tão viciante quanto as drogas. Ele contém açúcar, gorduras, teobromina e encefalina, além da cafeína do cacau. A teobromina e encefalina agem no nosso corpo como estimulantes. A teobromina ainda desencadeia a expansão dos nossos vasos sanguíneos, dá uma queda da nossa frequência cardíaca e pressão arterial, causando uma sensação de relaxamento.
E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.
Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post