Melancia... quem não gosta? Às vezes parece que escolher um bom exemplar é difícil e só os agricultores e feirantes conseguem fazer isso bem. No entanto, nem tudo é tão complicado e é possível saber se está madura sem ter de cortá-la.
Manchas de terra

© produceguide.wordpress.com
A mancha amarela (ou de terra) mostra o lugar em que a melancia tocava o chão, enquanto amadurecia. A melancia madura deve ter uma mancha de cor amarelo escura ou até mesmo amarelo alaranjada, mas não branca.
Marcas de rede

© Mc Thomas
Estas manchas não muito bonitas na melancia indicam que as abelhas tiveram muito contato com a fruta, durante a polinização. Quando mais polinizada tiver sido, mais doce será a melancia.
Segundo o gênero

© raksina
Os agricultores dividem as melancias em ’meninos’ e ’meninas’. Os ’meninos’ têm forma mais alongada e seu sabor é mais aguado. As ’meninas’ são mais redondas e doces.
Pelo peso e volume

© Depositphotos
É melhor optar por uma melancia não muito grande, mas também não muito pequena. O tamanho ideal é a mediana. Lembre-se de que uma boa melancia é sempre bastante pesada para o seu tamanho.
Pela haste

© pexels.com
Uma haste seca sempre indica que a melancia atingiu a maturidade necessária. Se a haste estiver verde, a fruta ainda não está madura.
Foto de abertura O.Bellini, Shutterstock
Produzido com base em material de fifteenspatulas.com, thekitchn.com
Produzido com base em material de fifteenspatulas.com, thekitchn.com

