quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Super poderes do mundo animal


Que tal um animal que é imune ao câncer, ou simplesmente um que tem a capacidade de detectar campos elétricos? São "poderes" assim que tornam alguns animais muito especiais, e nós trouxemos 7 super poderes do mundo animal para os nossos leitores, confiram:

1 - Turritopsis nutricula - imortalidade


E que tal um animal que é imortal? O turritopsis nutricula é um hidrozoário e o único animal conhecido que é capaz de rejuvenescer. Quando esse animal chega em sua maturidade sexual, ele consegue reverter o processo de envelhecimento, e quando isso ocorre, as células são reorganizadas em diversas apoptoses (morte programada das células), retornando ao estágio inicial de juventude. É claro que se o animal for atacado, ele pode sim vir a morrer, mas tirando isso, podemos considerá-lo imortal.

2 - Ornitorrinco - capacidade de detectar campos elétricos


Você saia que o ornitorrinco é o único mamífero que bota ovos? Mas não é isso que o faz ter superpoderes, por incrível que pareça, esse animal é capaz de detectar campos elétricos. O ornitorrinco pode localizar suas presas ao detectar campos elétricos gerados pelas contrações musculares, uma habilidade que é chamada de eletrorrecepção, e é como se fosse uma visão de raio X para detectar inimigos e presas.

3 - Gambá - imunidade a venenos


Alguém já te contou que os gambás se fingem de morto quando se sentem ameaçados? Pois é, além de usar essa artimanha, o gambá também tem um "superpoder", que é uma proteína chamada de LTNF, sigla em inglês para Neutralização de Toxinas Letais. Tal proteína faz com que o gambá seja imune ao veneno de cobras, abelhas e até escorpiões. Quando um veneno é detectado no corpo do gambá, a proteína o neutraliza, tornando o gambá imune a esses animais peçonhentos.

4 - Besouro-bombardeiro - jato potente


O próprio nome já diz, esse besouro lança substâncias tóxicas que ficam dentro do seu próprio corpo. Tal "superpoder" vem de duas bolsas com peróxido de hidrogênio e hidroquinona. Quando essas substâncias são misturadas, elas explodem, mas quando separadas não causam mal algum. Quando elas unem e o besouro expeli a substância, ele produz um jato quente que pode atingir temperaturas de até 100°C, servindo também para matar ou afugentar suas vítimas.

5 - Rato-toupeira-pelado - imune ao câncer


Nós temos certeza que todos vocês adorariam ter o "superpoder" que o rato-toupeira-pelado tem. Aparentemente, esses animais são imunes ao câncer graças às suas células notáveis. Mas se vocês acham que ele só tem esse "superpoder", caro amigo, saiba que você está completamente enganado. Esse animal estranho se torna incrível por não sentirem dor (por cona do ácido ou capsaicina), pode sobreviver por longos períodos de tempo sem oxigênio, seus dentes funcionam como ferramentas multitarefa e eles tem uma percepção sensorial incrível, tornado-os adequados para a vida subterrânea. É amigos, esse animal pode até ser feio, mas em compensação tem todos esses "superpoderes" incríveis.

6 - Ursos d'água - sobrevivem em lugares impossíveis


Tardígrados, também conhecidos como ursos d’água, são extremófilos incríveis que prosperam onde outros animais não ousam pisar: em temperaturas acima do zero absoluto e acima do ponto de ebulição da água, em locais com mil vezes mais radiação do que outros animais podem aguentar, em pressões seis vezes maiores do que a encontrada na trincheira Mariana (ponto mais profundo da Terra) e até mesmo no vácuo do espaço.

Via   Io9