sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O antes e depois de Joelma e Chimbinha


Cantores fundaram a banda Calypso, responsável por sucessos como 'A Lua me Traiu', em 1999
Fundada em 1999, a banda Calypso deixa de existir a partir do ano que vem. Recém-separada de Chimbinha, com quem se relacionou por 18 anos, Joelma já anunciou que deixará o conjunto para seguir em carreira solo. Joelma Mendes nasceu em Almerim (interior do Pará) e iniciou a carreira aos 19 anos. Também natural do Pará, Cledivan Almeida Farias deu o pontapé inicial em sua carreira um pouco antes, aos 12 anos.
Os artistas se conheceram por intermédio de um amigo em comum. Em um primeiro momento, a cantora queria que o guitarrista, um dos mais prestigiados produtores do Nordeste, ficasse responsável pelo seu CD. Mas a sintonia entre os dois foi tão grande que acabaram se unindo e formando o conjunto. Bem diferente da situação atual, com a separação se tornando caso de polícia, após a vocalista prestar depoimento contra o ex-marido temendo por sua integridade física.
Primeiro disco vendeu 500 mil cópias
Até alcançarem o sucesso, a cantora e o instrumentista precisaram divulgar o disco de boca a boca, pedindo que as rádios do Norte e Nordeste tocassem suas canções. Lançado de maneira independente, o primeiro disco vendeu mais de 500 mil cópias, em um prenúncio do que viria pela frente. A partir daí, a trajetória do Calypso foi crescente e o conjunto acabou ganhando o Brasil com o ritmo que dá nome ao grupo. O calypso surgiu no sul do Caribe, mas no Brasil se fundiu com outros gêneros como a lambada e Jovem Guarda.
Com o sucesso alcançado, Joelma e Chimbinha passaram a se apresentar nos principais programas de TV, estiveram nas principais casas de espetáculos do país e foram indicados ao Grammy por três oportunidades (2006, 2009 e 2010), mas nunca saiu vitoriosa. Ainda no auge, fizeram duetos com diversos artistas dos mais diferentes gêneros.
Os cantores dividiram o palco com nomes como Reginaldo Rossi, Leonardo, Latino, Chiclete com Banana e Nando Reis. À medida que conquistavam o país, passaram a emplacar diversos sucessos. Entre eles, "Dançando Calypso", "A Lua me Traiu" - cujo refrão foi usado por Joelma para apontar Chimbinha em um show - "Me Beija Agora", "Cavalo Manco" e "Vamos Ficar de Bem".

O antes e depois de Joelma e Chimbinha

(Por Guilherme Guidorizzi)    [FONTE]

Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Artigo Next Post
Artigo Anterior Previous Post