Tecnologias fantásticas que serão comuns em 2030
-->

quarta-feira, 22 de março de 2017

Tecnologias fantásticas que serão comuns em 2030

Imagine só ter um robô-assistente inteligente, que conversa com a rede em tempo real e é capaz de te ajudar a agendar e realizar suas tarefas como uma pessoa real. Ou um mascote, como um tamagotchi, mas na forma de um mamífero, inseto ou ave, instalado em um robô. Que tal, talvez, um cenário apocalíptico onde máquinas têm de fazer o julgamento de vida e morte de humanos, ainda que sem entender sentimentos? Seja qual for o contexto no qual essas invenções estarão inseridas, o fato é que a sua simples existência já é real, o que traz à tona a inevitabilidade de que, com o tempo, a ciência as aprimore cada vez mais.E isso vem em velocidade exponencial: há 50 anos não haviam computadores. Há 30, não havia internet. Há 10, não haviam impressoras 3D.



Com mais e mais tecnologia, a humanidade evolui incrivelmente rápido, e logo os itens de nossa lista serão realidade:

Mascotes virtuais
Tecnologias fantásticas que serão comuns em 2030
A emulação da mente de um verme já existe, no projeto chamado “Open Worm”. No futuro, pode ser que se desenvolvam mentes mais complexas, como a de insetos e até mamíferos, o que nos leva a indagar quando chegará a inteligência dotada de personalidade e não apenas desejo de sobrevivência, o próximo item de nossa lista.

Assistentes pessoais

Tecnologias fantásticas que serão comuns em 2030
Quem nunca quis ter um JARVIS, como o do Homem de Ferro? Bom, muita gente, e por isso mesmo que tentativas de inteligência artificial já até mesmo chegaram no mercado, como o falecido iClippy e a SIRI, da Apple. Ambos, mais irritantes do que úteis, mas primeiras tentativas de interação com tecnologia de voz e outros tipos de comandos não-textuais, o que se mostra algo bastante vanguardista mesmo para as tecnologias de hoje, onde o funcionamento pleno desse tipo de aparato ainda não é uma realidade.
Em 20 anos, porém, é bastante capaz que tanto a inteligência artificial quanto a tecnologia visual, de movimentos e de voz, por exemplo, evoluam incrivelmente. Por isso, o reconhecimento será muito maior, tanto em comando quanto pessoal, de forma que seu assistente pessoal provavelmente conhecerá seus gostos, hábitos e desejos, talvez até antecipando-o e, quem sabe, desenvolvendo uma relação com você ou fazendo propagandas impossiveis de resistir.

Computadores invisíveis

Tecnologias fantásticas que serão comuns em 2030
Seja no ambiente ou em nosso próprio corpo, a miniaturização das coisas permite uma diminuição física exponencial dos computadores e aparelhos digitais que usamos, o que, no futuro, provavelmente infestará as ruas, casas, escritórios, lojas e demais ambientes públicos e privados com aparelhos online. Se isso será positivo ou negativo é difícil prever, mas, com ipods, smartphones, óculos e até computadores de pulso, com certeza nossa forma de ver o mundo mudará radicalmente.

Internet Espacial

Tecnologias fantásticas que serão comuns em 2030
Satélites artificiais e naturais, como a Lua, já são visitados e hábitos (ainda que temporariamente) por humanos há quase 5 décadas. Marte talvez seja o próximo alvo, e é um fato que a primeira coisa a ser feita ao chegar nesses planetas será o desenvolvimento da internet, o que nos colocará em possibilidade de comunicação direta com outros planetas.

Geoengenharia

Tecnologias fantásticas que serão comuns em 2030
Os recursos da Terra estão acabando, e, com eles, invenções que hoje parecem somente exóticas podem ser algo comum no futuro. Entre elas, plantas robóticas que realizem fotossíntese, aparatos metereológicos que prevêem e controlam o clima, além de dessalinizadores e filtros inteligentes para gerar água potável. Assim, seja para substituir ou preservar, a geoengenharia e biotecnologia são ciências que com certeza encontrarão rápido progresso nas próximas décadas.

Soldados Desumanos

Tecnologias fantásticas que serão comuns em 2030
Com a inteligência artificial e capacidades que não se limitam pelo corpo humano e seus músculos, robôs poderão ser utilizados para guerra e funções de policiamento, utilizando seu julgamento autônomo para matar ou ferir pessoas. É o que já acontece com o sistema AEGIS, que funciona em navios militares e é capaz de monitorar e atacar inimigos sem ser controlado por um humano.

Medicina mágica

Tecnologias fantásticas que serão comuns em 2030
Com as pesquisas de células-tronco e o uso de biochips, será possível desenvolver tratamentos únicos para complicaçõe de origem genética e também órgãos para transplante com uma taxa de rejeição praticamente nula, o que facilitará muito para a medicina tanto prever quanto remediar complicações no organismo de seus pacientes.

Produtores pessoais

Tecnologias fantásticas que serão comuns em 2030
Com impressoras 3D e a moderização dessa tecnologia, provavelmente não precisaremos mais comprar e consumir inúmeros objetos hoje existentes, o que fará de todos que tiverem acesso a esse tipo de aparelho potenciais produtores e criadores, transformando profundamente a sociedade de consumo que hoje existe.
Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post