Follow Us on Facebook

Popular Posts

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A ponte mais longa do mundo


Você tem ideia de qual é a ponte mais longa do planeta? De acordo com Katharine Gammon, do site Live Science, se trata da Grande Ponte Danyang–Kunshan, na China, uma gigantesca estrutura conta com impressionantes 165 quilômetros (isso mesmo, caro leitor, quilômetros) de comprimento.
Tecnicamente falando, a Danyang–Kunshan é um imenso viaduto e foi inaugurada em 2011. Ela faz parte da linha férrea de alta velocidade Pequim-Xangai e, segundo Katharine, a construção levou apenas quatro anos para ser concluída, contou com a participação de 10 mil trabalhadores e custou US$ 8,5 bilhões — pouco mais de R$ 27 bilhões. Considerando que a estrutura tem 165 km de extensão, a verdade é que se trata de uma bagatela!

Grande Ponte Danyang KunshanMapa da Grande Ponte Danyang–Kunshan (Wikimedia Commons/Pechristener)
Esse imenso viaduto passa sobre campos usados para o cultivo de arroz, por cima de uma parte do delta do rio Yangtzé e também sobre o lago Yangcheng, situado em Suzhou. Aliás, se você ficou curioso, a Danyang–Kunshan fica, em média, a 31 metros de altura com relação ao nível do solo.

Mais grandiosidades

Já que estamos no assunto de pontes gigantes, outra estrutura ferroviária imensa que existe na China e está entre as maiores do mundo é o Grande Viaduto Ferroviário de Tianjin, que também compõe a linha Pequim-Xangai e mede 113 quilômetros de comprimento. E ainda na China temos o Grande Viaduto Ferroviário de Weinan Weihe, com 79 km de extensão e que faz parte da linha Pequim-Xangai.
O maior viaduto rodoviário do mundo não fica na China — surpresa! —, mas na Tailândia, e conta com 55 quilômetros de comprimento. Essa estrutura se chama Bang Na Expressway e, para construí-la, foram usados 1,8 milhão de metros cúbicos de concreto.

Ponte do Lago PontchartrainPonte do Lago Pontchartrain (Reddit/MiserubleCant)
Mas também existem pontes grandiosas fora da Ásia, como é o caso da Ponte do Lago Pontchartrain, na Louisiana, EUA, que, com pouco mais de 38 km de comprimento, é a ponte contínua sobre água mais longa do planeta e é suportada por mais de 6 mil pilares de concreto que ficam assentados no fundo do logo.

Porém, os chineses tentaram “roubar” o título da construção norte-americana em 2011, alegando que sua Ponte Qingdao Haiwan — que soma pouco mais de 42 km de comprimento — era mais longa. No entanto, de acordo com Katharine, o pessoal do Guinness Book, o Livro dos Recordes, optou por criar uma subdivisão na classificação e deixar o título de ponte “contínua” do mundo para a Pontchartrain, e o de ponte com maior “comprimento agregado” (ou comprimento total) do planeta para a Qingdao Haiwan, e resolveram o problema!


Uêba - Os Melhores Links
EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs!

Advertise Here