sexta-feira, 6 de julho de 2018

Os animais mais venenosos do mundo


Embora a raça humana possa se gabar por possuir o cérebro mais desenvolvido entre todas as espécies da Terra, no que diz respeito à força, tamanho e velocidade, todos nós perdemos feio. Além disso, alguns animais são tão venenosos que basta uma picada para matar dezenas de pessoas.
agua-viva-box-Jellyfish-um-dos-animais-mais-venenosos

Apesar das cores muito atraentes e parecerem inofensivos, alguns dão até vontade de levar pra casa. Confira agora os bichinhos mais temidos e poderosos do mundo!

Com certeza quando você era criança, seus pais já te levaram para ir ao zoológico. E é natural surgir aquela vontade de levar os animais, tirar eles das jaulas e levar pra cuidar em casa. Porém vocês já pararam pra pensar que grande parte dos bichos possui algum tipo de sistema defensivo ou predatório? As criaturas venenosas utilizam esse recurso para capturar presas e não se tornarem uma. Algumas delas usam as presas para transmitir a toxina enquanto outras a produzem a partir da pele. Portanto, é possível separar os assassinos passivos dos ativos.
Rã-dardo-venenoso
rã
Já comeu carne de rã? Com certeza dessa que é capaz de matar até 20 humanos adultos e 20 mil ratos com apenas duas gotinhas de seu veneno, você não comeu. Existem cerca de 100 tipos diferentes de Dendrobatidae, variando geralmente de cor e forma, e a rã-dardo-dourada é a mais perigosa entre elas. A toxina do animal é adquirida por eles ao comerem uma grande variedade de insetos artrópodes selvagens.
Aranha-de-banana
aranha armadeira
Apesar de ter nome de fruta, seu veneno não deve ser nada saboroso. A pequena representante brasileira da lista também é popularmente chamada de aranha armadeira. Com apenas 6 microgramas da neurotoxina do aracnídeo é possível matar um rato. Além disso, elas são perigosas por se alojarem em locais escondidos dentro de casas, roupas, sapatos e carros. Todavia, elas são mais comuns na Amazônia e em cidades superpopulosas do Brasil. Um fato curioso é que, além de causar dores intensas, o veneno da aranha-de-banana causa priapismo – um tipo de ereção intensa e desconfortável que pode durar horas e causar impotência.
Cobra Real
cobra-real1
Embora seu veneno não seja tão danoso quanto o das outras cobras, ela consegue dizimar 20 humanos em uma tacada só, devido à grande quantidade aplicada durante o ataque.
Essa cobra é a mais longa do mundo entre as venenosas, sendo encontrada principalmente na Ásia. Medindo 5 metros de comprimento e podendo ficar a 2 mestros em pé, essa ‘cobrinha’ consegue matar um pobre elefante ou 20 humanos em questão de horas. Socorro!
Escorpião deathstalker
escorpião
Apesar de ser amarelo e pequeno, ele é o mais poderoso da sua espécie. Seu veneno pode levar uma pessoa normal ao coma! Sua neurotoxina é um coquetel que causa dores intensas e insuportáveis, febre, convulsão, paralisia, coma e até mesmo morte.
Já sabe, se ver um desses por aí, sai correndo!
Peixe-pedra
pexu
O mais tranquilo da lista só ataca quem pisa nele, já que é um dos animais que são verdadeiros mestres da camuflagem. O veneno do peixinho é tão forte que as pessoas preferem amputar seus membros a sofrer com a dor. Além disso, a toxina causa choques, paralisia e necrose do tecido afetado. Se não for tratada, a pessoa atingida pelo peixe-pedra pode morrer. O veneno do animal é armazenado em um tipo de espinho gosmento que protege seu corpo e afugenta os predadores.
Que medo!
Caracol de cone-de-mármore
caracol-Marbled-Cone
Acredita que uma gotinha do veneno desse caracol tão bonitinho é o suficiente para matar 20 adultos?
O peptídeo encontrado no cone-de-mármore causa dor e irritação intensa. Sem tratamentos médicos imediatos, o veneno causa problemas graves de saúde. Atualmente, já foram registrados 30 falecimentos decorridos do contato com o caracol.
Polvo de anéis azuis
polvo
Encontrado principalmente no Japão e na Austrália, o polvo-de-anéis-azuis consegue produzir dois tipos de veneno que são expelidos pela saliva. Um deles é utilizado para pegar as presas, e o outro é a tetrodotoxina que funciona imediatamente causando fraqueza muscular, tontura, parada respiratória e morte.
Com esse azul tão intenso, dá vontade de ter ele no aquário de casa! Porém a toxina liberada por esssa criatura é capaz de matar 26 humanos em alguns minutos! É, quem vê cara não vê coração…
Cobra Feroz
taipan
As cobras por si só já assustam as pessoas e quase todas as espécies possuem veneno. Porém, a natureza reservou uma em especial. A cobra feroz (Inland taipan) é a cobra mais venenosa do mundo, e o seu veneno pode matar um ser humano em meio minuto. É encontrada principalmente na Austrália e sua toxina é 200 vezes mais forte do que a de qualquer outra criatura de sua espécie. Com apenas uma picada, ela consegue matar até 100 humanos adultos.
Apesar de ser a cobra mais venenosa do mundo, ela é tímida, tadinha! Costuma se esconder embaixo de pedras e em dunas de areia no deserto. Devido à sua natureza, não há registros de mortes causadas por ela. Todavia, tenha em mente que sua neurotoxina é capaz de acabar com você em menos de uma hora.
Baiacu
baiacu
Apesar dessa carinha de bobo e ser servido como comida no Oriente, seu veneno é 100 vezes mais forte que o cianeto! podendo causar adormecimento da língua e dos lábios, desmaio, vômito, aceleração cardíaca, dificuldades respiratórias e paralisia muscular. A maioria das fatalidades registradas por causa do peixe acontece no Japão, portanto apenas chefes especializados podem preparar a iguaria. ECA!
Água-viva-caixa-australiana
agua-viva-box-Jellyfish-um-dos-animais-mais-venenosos
Agora você vai pensar duas vezes antes de pegar em uma dessas na praia! O animal mais temido de todos é o que parece ser mais inofensivo, provando assim que as aparências enganam. Seu veneno é tão poderoso, que a pessoa morre na hora! Pra quem consegue resistir, a cura é passar vinagre na ferida. Que bizarro, né?

Próximo Artigo Next Post
Artigo Anterior Previous Post