Pontes são construções comuns à maioria de nós. Dificilmente há uma cidade na qual elas não estejam lá ligando trechos entre dois pontos divididos por rios, lagos, vales, etc. Elas podem ser pequenas e modestas, até mesmo grandiosas, tornando-se cartão-postal daquele lugar.
De fato, não há dúvidas de que as pontes são incrivelmente úteis, entretanto, isso não quer dizer que elas sejam sempre seguras ou melhor, não é sempre que elas passam a sensação de segurança a quem as atravessa. As 9 pontes que você verá a seguir, não são para os fracos e podem até causar vertigem naqueles que têm medo de altura.
1. Ponte de Corda Carrick-a-Rede, Nova Irlanda
Ok, bela vista, mas atravessar esse abismo numa ponte de cordas, não rola. Quero nem imaginar o vento fazendo essa ponte balançar enquanto se atravessa.
Localizada nos Alpes suíços, esta é a mais alta ponte suspensa da Europa inteira, estando a 3.000 metros de altura. Ela é super segura – dizem – pois precisa suportar ventanias extremas e tempestades de neve
Construída em 1889, possuindo 140 metros de comprimento e estando a 70 metros acima do rio. Pode não parecer alta, mas possui um histórico de acidentes, dentre eles um adolescente que se pendurou num dos cabos e caiu, vindo a falecer, até o bizarro caso de uma mãe que deixou seu bebê de 18 meses despencar de lá.
A ponte está localizada entre as montanhas dos Alpes franceses e não é muito longa. Entretanto, você terá que pegar um teleférico e subir a mais de 2.800 metros apenas para alcança-la.
É a ponte mais alta do mundo a ter uma auto estrada. Ligando Paris a Montpellier, essa ponte é mais alta que a Torre Eiffel e é constantemente dita como uma das mais maravilhosas obras de engenharia de todos os tempos.
Primeiramente, pare e pense na sensação de atravessar uma ponte assim (eu tenho calafrios só de olhar).
Construída sobre o vale do rio Sidu, esta ponte suspensa custou o equivalente e 100 milhões de dólares e possui 1.222 metros de comprimento e está a mais de 400 metros de altura, ficando entre as mais altas do mundo.