sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O antes e depois de Joelma e Chimbinha




Cantores fundaram a banda Calypso, responsável por sucessos como 'A Lua me Traiu', em 1999
Fundada em 1999, a banda Calypso deixa de existir a partir do ano que vem. Recém-separada de Chimbinha, com quem se relacionou por 18 anos, Joelma já anunciou que deixará o conjunto para seguir em carreira solo. Joelma Mendes nasceu em Almerim (interior do Pará) e iniciou a carreira aos 19 anos. Também natural do Pará, Cledivan Almeida Farias deu o pontapé inicial em sua carreira um pouco antes, aos 12 anos.
Os artistas se conheceram por intermédio de um amigo em comum. Em um primeiro momento, a cantora queria que o guitarrista, um dos mais prestigiados produtores do Nordeste, ficasse responsável pelo seu CD. Mas a sintonia entre os dois foi tão grande que acabaram se unindo e formando o conjunto. Bem diferente da situação atual, com a separação se tornando caso de polícia, após a vocalista prestar depoimento contra o ex-marido temendo por sua integridade física.
Primeiro disco vendeu 500 mil cópias
Até alcançarem o sucesso, a cantora e o instrumentista precisaram divulgar o disco de boca a boca, pedindo que as rádios do Norte e Nordeste tocassem suas canções. Lançado de maneira independente, o primeiro disco vendeu mais de 500 mil cópias, em um prenúncio do que viria pela frente. A partir daí, a trajetória do Calypso foi crescente e o conjunto acabou ganhando o Brasil com o ritmo que dá nome ao grupo. O calypso surgiu no sul do Caribe, mas no Brasil se fundiu com outros gêneros como a lambada e Jovem Guarda.
Com o sucesso alcançado, Joelma e Chimbinha passaram a se apresentar nos principais programas de TV, estiveram nas principais casas de espetáculos do país e foram indicados ao Grammy por três oportunidades (2006, 2009 e 2010), mas nunca saiu vitoriosa. Ainda no auge, fizeram duetos com diversos artistas dos mais diferentes gêneros.
Os cantores dividiram o palco com nomes como Reginaldo Rossi, Leonardo, Latino, Chiclete com Banana e Nando Reis. À medida que conquistavam o país, passaram a emplacar diversos sucessos. Entre eles, "Dançando Calypso", "A Lua me Traiu" - cujo refrão foi usado por Joelma para apontar Chimbinha em um show - "Me Beija Agora", "Cavalo Manco" e "Vamos Ficar de Bem".


Joelma e Chimbinha fundaram a banda Calypso em 1999No começo da carreira, Joelma ainda cantava de cabelos pretos e Chimbinha sem a mecha loiraJoelma e Chimbinha no 'Programa Carlos Santos', exibido em TV do Nordeste. Foi a primeira apresentação da banda Calypso na telinhaJoelma e Chimbinha durante apresentação no programa 'Sabadaço' (Band, 2002)Joelma se apresenta em show ao ar livre no começo da carreira
Joelma sempre chamou atenção pelos seus figurinosJoelma canta em show nos primeiros anos de carreira, agora já com os cabelos tingidos de loiroJoelma se apresenta exibido a barriguinha de grávidaJoelma canta em programa de TV no começo da carreiraJoelma canta em programa de TV no começo da carreiraJoelma e Chimbinha se apresentam em programa de TV no começo da carreira da banda CalypsoChimbinha em apresentação na TV no começo da carreiraJoelma em apresentação na TV no começo da carreiraJoelma durante o programa 'Sabadaço', comandado por Gilberto Braga, em 2002, na BandEm 2002, durante o programa 'Sabadaço' (Band), Chimbinha já exibia a mecha loira que e tornaria marca registradaJoelma e Chimbinha em apresentação na TV no começo da carreiraGrávida, Joelma canta ao lado de Chimbinha em showJoelma sempre chamou atenção pelos seus figurinosJoelma e Chimbinha ficaram juntos por 16 anos. Fim do casamento marca também a saída da vocalista da banda CalypsoJoelma canta em programa de TV no começo da carreiraJoelma ainda se apresentava com os cabelos escuros no começo da carreiraJoelma em fotos quando era criança e adolescente
Joelma e Chimbinha formaram a banda Calypso em 1999. Passados 16 anos, a cantora anunciou sua saída do conjunto, após terminar seu casamento com o guitarrista
(Por Guilherme Guidorizzi)    [FONTE]