Saiba como é feito o dinheiro.
-->

sábado, 21 de janeiro de 2017

Saiba como é feito o dinheiro.

Sempre quis saber e ver como o dinheiro é produzido, mas não tem como ir fazer uma visita pessoal até a Casa da Moeda? Tudo bem, a gente encurta a distância e leva até a sua casa o processo de produção do tão temido, amado e odiado dinheiro, um dos itens mais comuns e banais de nosso tempo, mas que se baseiam em um simples princípio: só a Casa da Moeda consegue fazê-lo.


“O dinheiro fascina as pessosa e iso gera um interesse, uma curiosidade de conhecer a tecnologia utilizada nessa casa forte. Nós queremos, assim, mostrar às pessoas a segurança e o controle de qualidade envolvidos na fabricação não apenas de cédulas e moedas, como de produtos que exigem alto grau de segurança e que são fabricados aqui, como passaporte e diplomas”, explica Fábio Bollmann, vice-presidente da Casa da Moeda, que fica em Santa Cruz, no RJ. Abaixo, você pode conferir um pouco mais sobre complexo processo de produção, passo-a-passo:
28082012---casa-da-moeda-1346158031811_80x80 Casa_da_Moeda_2
Já Amílcar Aguillar, superintendente do departamento de cédulas, atenta para a relação entre a Casa e o Banco Central: “O processo de criação de um família de notas exige bastante sintonia entre o corpo da Casa da Moeda e do Banco Central. Há muitas questões envolvidas, como segurança e custo. Já o equipamento como impressoras e o papel são fornecidos por empresas que só podem vender para outras Casas da Moeda no mundo. O nível de excelência de fabricação do real não deve nada a outras notas”.
O maquinário é alemão e tem tecnologia de ponta, imprimindo até 28 cores. A produção é divida em 3 fases, composta por vários recursos contra a falsificação, como o uso de hologramas, marcas d’água e tinta visível apenas sob luz ultravioleta, além do número de série.
Antes de terminar, mulheres fazem um julgamento pessoal para aprovar várias folhas, que serão recortadas, com entre 45 e 50 cédulas cada, compondo em torno de apenas 7% do total de impressões realizadas na Casa – o que, ainda assim, significa em torno de 10 mil folha por hora!
casa-moeda-04-size-598
casa-da-moeda-hg-20120106
Além de produzir em torno de 2.840 bilhões de Reais em 2012, a Casa da Moeda também imprimiu (sob encomenda) 370 milhões de Bolívares, da Venezuela, 307 milhões de Pesos Argentinos e 40 milhões de cédulas do Guarani, a moeda do Paraguai, mostrando que o serviço é reconhecido internacionalmente e, infelizmente, não é tão fácil assim falsificar alguns milhõezinhos inocentes…
casa-da-moeda
Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post