30 ideias para brinquedos de gatos
-->

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

30 ideias para brinquedos de gatos

 Os felinos adoram brincar e fazem isso durante toda a vida. Por esse motivo, é muito importante que tenham muitos brinquedos para gatos que estimulem este comportamento natural. No caso dos gatos que vivem sozinhos, sem outros felinos, ou com donos que passam muito tempo fora de casa, os brinquedos têm um papel ainda mais importante.

A boa notícia, é que muitos podem ser feitos em casa, com materiais simples e baratos. Afinal, os gateiros de plantão sabem que os felinos não precisam de muito para serem felizes. Então, se você está precisando de dicas de brinquedos para seus gatinhos, confira a seguir 30 ideias super legais para o seu bichano se divertir muito.

1. Arranhador

30 ideias para brinquedos de gatos

FOTO: REPRODUÇÃO / CATS7CATS

O arranhador é um dos brinquedos mais importantes para os gatos. Afinal, afiar as unhas é fundamental para o bem-estar dos felinos. Existem muitos modelos de arranhadores e que podem ser feitos com diversos materiais, como sisal, papelão e alguns tecidos.

O modelo vertical, como este da foto, é um dos mais funcionais, pois os gatinhos podem arranhar de pé e se alongar. Os mais altos são ainda mais legais, podem eles também podem escalar.

Porém, é importante se atentar para o tamanho do arranhador, pois ele deve ser proporcional ao tamanho do seu gatinho. Se o seu gato é de grande porte, você terá que utilizar um arranhador suficientemente grande e forte para que ele se mantenha firme e resista ao peso do animal. Também é possível colocar penduricalhos e deixar o objeto ainda mais atrativo.

2. Torre

30 ideias para brinquedos de gatos


FOTO: REPRODUÇÃO / OZAKI – ACESSÓRIO PARA GATOS

Os gatos são apaixonados por altura e adoram subir em móveis e objetos da casa. Então, que tal oferecer um cantinho especial só para eles? As chamadas torres ou casinhas com andares também são excelentes brinquedos para os gatos, pois eles podem subir, brincar, se exercitar e até mesmo descansar nas alturas.

Algumas torres também possuem arranhadores, penduricalhos e texturas macias para aumentar a alegria e o conforto dos gatinhos. Uma boa dica é coloca-las em varandas, coberturas, áreas externas ou próximo de janelas, pois assim eles também podem observar a rua e tomar sol, duas outras atividades que os gatos amam.


3. Túnel

30 ideias para brinquedos de gatos


FOTO: REPRODUÇÃO / MRS LOIS

Quem tem gatos sabe que eles adoram se entocar. Seja em uma frestinha na ponta da coberta ou num espaço pequeno entre dois móveis, se tem uma passagem, o gato quer entrar. Para saciar esse hábito felino, existe o túnel para gatos, um brinquedo feito especialmente para eles passarem pra lá e pra cá.

No geral, ele tem a forma cilíndrica, é feito de poliéster e possui uma mola interior que, após armado, faz o túnel se manter aberto. Alguns têm o formato mais simples, ou seja, são compridos e retos. Outros têm bifurcações que saem em outro túnel.

Mas, além desses modelos disponíveis no mercado, você também pode fazer um túnel para o seu gato usando caixas de papelão. Basta juntar, pelo menos umas 3 ou 4 caixas e lacra-las para que não abram no meio da brincadeira. Depois, é só fazer um buraco nas duas extremidades, que seja grande o suficiente para o gato passar sem se espremer.

4. Prateleiras na parede

30 ideias para brinquedos de gatos


FOTO: REPRODUÇÃO / ART OF PAWS

Essa é mais uma opção para os gatinhos se deliciarem em lugares altos. Todo gateiro sabe que os gatos adoram escaladas, e as prateleiras na parede servem, justamente, como escadas para os gatos explorarem os ambientes da casa e se exercitarem. Além de deixar o gato feliz, esse tipo de prateleira ainda deixa a decoração da casa super autêntica e especial.

É uma solução super simples e fácil de ser feita, basta instalar uma quantidade razoável de prateleiras na parede, com distâncias que eles possam alcançar. A disposição das prateleiras pode ser feita de várias formas, vai da criatividade de cada um.

Mas é importante utilizar materiais resistentes e fortes para sustentar o peso dos gatinhos com segurança. Existem vários modelos: prateleiras simples, do tipo escadinha, redondas, quadradas, estilizadas, de madeira, coloridas, etc. Algumas pessoas ainda complementam com nichos, também presos na parede.

5. Ratinho



FOTO: REPRODUÇÃO / MIAH CATLIFA

Os ratinhos de brinquedo também fazem muito sucesso. Os gatos são caçadores por natureza e, por este motivo, é muito comum a associação dos ratos como uma de suas presas naturais. Os brinquedos nesse formato aparecem em diversos modelos: tem ratinho de borracha, de feltro, de sisal, de pano, com penas penduradas e até ratinho de controle remoto. Essa é mais uma opção que é possível comprar em pet shops ou fazer em casa.

6. Massageador



FOTO: REPRODUÇÃO / SARAH EVANS

Quem tem gatos sabe que eles adoram esfregar o corpo em vários móveis e objetos da casa, inclusive, nas pernas dos donos, como uma forma de carinho. Além da demonstração de afeto, isso também deixa o cheiro deles no ambiente para marcar território.

Pensando nisso, um dos brinquedos que surgiram foi o massageador. Ele nada mais é do que um arco feito com uma escova para que o gatinho passe por baixo e, com isso, massageie e escove o seu corpo. O objeto ainda ajuda a remover os pelos soltos, reduzir a queda e evitar as bolas de pelos.

Também é possível fazer uma versão caseira desse brinquedo. Você vai precisar de uma placa de madeira para montar a base e de alguns rolos de cerdas, que serão fixados, em forma de arco, na madeira com cola quente. O problema é que esses rolos não são muito fáceis de encontrar, então, a outra opção é utilizar aquelas escovas de louça mais longas, que servem para limpar copos e garrafas. Mas atenção: as cerdas devem ser macias.

7. Rede



FOTO: REPRODUÇÃO / MILENA CASTRO

Os felinos também podem brincar e curtir uma boa sonequinha numa rede confortável e aconchegante. Um dos modelos mais conhecidos é aquele que se instala embaixo de móveis, principalmente de cadeiras. Existem vários modelos nas lojas, mas essa também é uma peça super fácil de fazer em casa.

Para isso, escolha um tecido resistente e bonito e prenda-o debaixo de uma cadeira ou de outro móvel de sua preferência, amarrando bem firme nos pés dos móveis. Você também pode montar uma estrutura de madeira para prender o tecido e criar um cantinho especial só para eles.

8. Graminha

30 ideias para brinquedos de gatos


FOTO: REPRODUÇÃO / INSTABLOG DA RAH

A grama é uma ótima forma de levar diversão e saúde para o seu gatinho. Os gatos costumam se lamber muito e, por isso, acabam ingerindo muitos pelos, o que pode prejudicar seu sistema digestivo, criando bolas de pelos, que os fazem vomitar.

As graminhas ajudam na desobstrução do organismo e ajuda a regular o intestino naturalmente. Além disso, os gatos também adoram brincar com a grama, deitar em cima e, com isso, acabam interagindo mais com a natureza. Elas podem ser compradas em pet shops ou plantadas em casa.

Pode-se utilizar a grama tipo capim ou outras plantas que não são tóxicas. A grama de milho de pipoca é a favorita dos gatinhos e é super simples de ser plantada, é só colocar os milhos de pipoca naturais (não pode ser o de micro-ondas) em um vaso com terra adubada e molhar até ela crescer.

9. Coçador de bigode

30 ideias para brinquedos de gatos


FOTO: REPRODUÇÃO / CAT LESSONS

Essa é mais uma opção de objeto massageador para o seu gatinho: uma escova que fica presa em quinas de paredes ou móveis. Voltando a falar do hábito do “esfrega-esfrega” dos gatos, uma das partes do corpo que eles mais usam para fazer isso é o rosto, mais especificamente a área dos bigodes.

Isso acontece porque eles têm várias glândulas odoríferas na cabeça, espalhadas por toda a face, até o pescoço. Então, quando o gato esfrega o seu rosto em um objeto, ele deixa seu cheiro ali, graças aos hormônios secretados pelas glândulas. Por este motivo, esse brinquedo é um sucesso no mundo dos felinos.

Existe um modelo vendido em pet shops e lojas especializadas, que costuma ser um pouco caro. Mas esse da foto é um modelo caseiro super fácil e barato de fazer. Você vai precisar de duas escovas de limpeza, duas dobradiças pequenas, parafusos e fitas adesivas dupla face. Prenda uma escova na outra com as dobradiças utilizando uma chave de fenda.

Depois, cole as fitas adesivas nas duas escovas e fixe a peça nas laterais do pé da mesa, próximo ao chão. Também é possível fazer sem as dobradiças, apenas colando uma escova em cada lado do pé da mesa, e fica ainda mais fácil.

10. Caixas

30 ideias para brinquedos de gatos


FOTO: REPRODUÇÃO / NIKOLAY DIMITRI

Com uma simples caixa você pode fazer o seu gatinho muito feliz. Então, ao invés de investir muito dinheiro em produtos caros de pet shops, reutilize uma caixinha e deixe seu amigo super satisfeito. Você pode oferecer caixas normais, sem fazer nenhuma alteração nelas, ou criar outros brinquedos, como já mostramos acima.

Também é possível utilizar a caixa fechada e fazer aberturas para eles entrarem. Vale caixa de papelão comum, caixa de sapato, de pizza, de presentes, caixotes de madeira, engradados, etc.

11. Caminha de janela



FOTO: REPRODUÇÃO / GATTON

Essa caminha de janela é uma ótima alternativa para gatinhos que moram em apartamentos. Eles adoram observar a rua e, por isso, costumam ficar sentados nos parapeitos das janelas. Mas, como normalmente esses espaços são apertados e eles ficam espremidos, você pode utilizar essa caminha feita especialmente para eles apreciarem a vista lá fora, pegar um solzinho e, claro, dormir muito.

Ela vem com ventosas, o que permite que fique bem presa no vidro de janelas ou portas. Existem vários modelos, cores, estampas e tamanhos disponíveis no mercado. Mas não se esqueça: todas as janelas da casa devem ser teladas.

12. Bolinha



FOTO: REPRODUÇÃO / PETIT FREITAS

Apesar de ser um brinquedo mais atrativo para os cachorros, os gatos também costumam gostar bastante das bolinhas. Existem vários tipos, tem aquelas pequenininhas que pulam alto, conhecidas como “perereca” ou “pula-pula”; as de borracha, que são ótimas para morder e arranhar; e também modelos mais modernos que vêm com guizos, penas, barbantes e até catnip, a famosa erva dos gatos. Também é possível fazer em casa bolinhas mais simples, de papel amassado, crochê ou com uma meia velha, eles amam!

13. Passarela ou ponte



FOTO: REPRODUÇÃO / CATBOSS

Outra opção super divertida para saciar o desejo por altura dos gatinhos são as passarelas e pontes. Elas são colocadas no alto da parede e podem ser fixadas apenas em um canto ou percorrer diversos cômodos da casa. Você ainda pode complementar com prateleiras, nichos e arranhadores, transformando a sua parede em um parque de diversões para os felinos.

Para quem tem habilidades com marcenaria, pode fazer este objeto em casa. Basta usar placas de madeiras e correntes. Mas também existem muitas opções e modelos de passarelas e pontes disponíveis para venda no mercado pet.

14. Bolhas de sabão

30 ideias para brinquedos de gatos


FOTO: REPRODUÇÃO / MIKO REN

Os gatos costumam gostar muito dessa brincadeira e ficam doidos correndo atrás das bolinhas. Essa é uma opção de brinquedo tão baratinho e fácil de achar, que vale muito a pena testar para ver se o seu gatinho gosta.

Mas é importante não soltar as bolhas muito perto do rosto deles e ter cuidado com os olhinhos, para que não entre sabão. Inclusive, existem marcas específicas para os pets, o que aumenta ainda mais a segurança.

15. Nichos



FOTO: REPRODUÇÃO / CATISSA MOSCOW

Colocar nichos na sua casa é uma ótima alternativa de diversão para os seus gatinhos. Essa é uma das opções mais criativas, pois existem muitos modelos e muitas formas possíveis de usá-los. Tem os nichos que ficam presos no alto da parede, e que servem tanto para eles escalarem, quanto descansarem.

Há os nichos que ficam no chão mesmo, e que também podem ser substituídos por vasos, cestas, caixotes e qualquer objeto que eles possam entrar. Outra opção também é utilizar um móvel cheio de nichos e reservar alguns (ou todos) para os gatinhos.

16. Catnip



FOTO: REPRODUÇÃO / THE CHIEF

A catnip é popularmente conhecida como erva do gato e é bastante famosa pelos seus efeitos estimulantes. Suas folhas possuem uma substância que age no cérebro do gato e provoca alterações no comportamento deles. Devido a isso, ela acaba proporcionando muitos momentos de diversão para o seu gatinho, podendo fazer com que ele fique mais agitado.

Essa erva também ajuda a aliviar o stress de gatos muito ativos, que vivem arranhando e danificando objetos da casa, e ainda pode servir de estimulante para gatinhos muito apáticos e desanimados. O efeito dura cerca de dez minutos. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é prejudicial à saúde e não vicia.

Inclusive, muitos brinquedos para gatos já vêm recheados com catnip. Mas você também pode comprá-la em pet shops e lojas especializadas para plantar em casa.

17. Pelúcia



FOTO: REPRODUÇÃO / RONDELLI THE CAT

Pelúcias também são uma boa alternativa de brinquedo para gatos, pois eles são fofinhos e macios. Assim, eles podem morder, arranhar e abraçar a vontade. Além dos clássicos bichinhos, também é possível encontrar monstrinhos, como esse da foto, flores, smiles e até pelúcias em formato de bolinhos, rosquinhas, sushi, etc. Alguns ainda vem recheados de catnip.

18. Mola



FOTO: REPRODUÇÃO / SCARF (THE OFFICE CAT)

As molas são brinquedos muito atrativos para os gatos, pois eles adoram coisas que se mexem e pulam. Existem vários modelos em pet shops, mas você também pode fazer uma em casa. Pode ser com espirais grandes de caderno, mas tem que ter muito cuidado com as pontas. O ideal é fazer uma capa com algum tecido ou barbante. Essa da foto, por exemplo, é revestida com camurça.

Também é possível usar aquelas molas infantis, que fizeram muitos sucessos nos anos 90. Nas lojas ainda é possível encontrar diversos tipos de brinquedos que possuem mola, como as que ficam presas em uma base e cada vez que o gatinho bate, elas se mexem. Algumas vem com adereços e bolinhas.

19. Almofada



FOTO: REPRODUÇÃO / ELEMENTCATS

Se você tem gatos, com certeza já reparou que eles têm o costume de afofar a pata em cobertores e travesseiros ou até mesmo no corpo dos donos, não é mesmo? E um dos lugares que eles mais gostam de fazer isso é, justamente, em objetos fofinhos e macios, como almofadas. Então, você pode oferecer várias almofadinhas fofas e aconchegantes para os seus gatinhos e deixá-los ainda mais contentes.

20. Pompom



FOTO: REPRODUÇÃO / COCO’S PRETTY PAWS

Outra excelente ideia é dar um pompom para o seu gato brincar! Para fazer em casa, você só precisa de um novelo de lã e uma tesoura. O primeiro passo é enrolar a lã em volta da sua mão, segurando uma das pontas com o dedo. Depois que tiver um volume considerável, tire da sua mão, corte a linha e amarre no meio.

Para ficar bem firme, você pode pegar mais um fio de lã e dar mais um nó. Em seguida, é só cortar as curvas para abrir e está pronto o pompom! Também é possível fazer com barbante. Você ainda pode amarrar em uma cordinha, vareta ou fitinhas para tornar o brinquedo ainda mais atrativo.

21. Cadarço



FOTO: REPRODUÇÃO / ANGELABELMARES

Gatos amam cadarço! Então, reserve alguns só para eles, e você não correrá o risco que eles estraguem os seus sapatos. Uma dica legal é amarrar um cadarço no outro, fazendo uma trancinha. Se cada um for de uma cor diferente, fica ainda mais bonito. Outra opção é você pegar um cadarço e arrastar pela casa, andando ou correndo. Os gatos não resistem a isso, assim vocês podem inventar um “pega-pega” felino.

22. Tapete de atividades



FOTO: REPRODUÇÃO / DAISYLIKE

Esse tapetinho de atividades é uma opção muito bacana para o seu gato brincar. Ele se diverte e ainda estimula as articulações ao tentar pegar os brinquedinhos que ficam pendurados. Esse brinquedo também pode ser feito em casa com arame, depois é só forrar com o tecido e pendurar as bolinhas, pompons, ratinhos e o que mais você quiser.

23. Rolhas de cortiça



FOTO: REPRODUÇÃO / MAYA MARIN

Os gatos amam brincar com rolhas de cortiça! Você pode usá-las sem nada ou enfeitá-las com lãs coloridas, por exemplo. Uma outra alternativa muito boa é prender penas, elas fascinam os felinos.

Uma outra excelente opção é colocar catnip nas rolhas. Para fazer, ferva água em uma panela com um pouco de catnip dentro. Coloque sobre a panela uma peneira com as rolhas dentro e deixe a água fervendo por 3 a 5 minutos, até que elas absorvam bem os vapores de catnip.

24. Peteca



FOTO: REPRODUÇÃO / MR. BLUEBERRY_THE CAT

Como já falamos anteriormente, gatos amam penas! Então, por que não dar uma peteca para eles brincarem? Inclusive, já existem alguns modelos próprios para eles, feitos com bolinhas e outras formas criativas. Também vale qualquer outro brinquedo com bastante penas ou plumas coloridas. E se você quiser arriscar, vale até tentar brincar com um espanador de pó.

25. Crochê



FOTO: REPRODUÇÃO / ATELIÊ PONTO ENCANTADO

Brinquedinhos de crochê são ótimas opções para os seus gatinhos, pois eles são graciosos, macios, quentinhos e ainda proporcionam uma textura interessante, devido aos furinhos dos pontos. Existem muitas possibilidades de brinquedos feitos com essa técnica de costura, e se você sabe costurar, pode criar um brinquedo ainda mais especial para o seu gatinho.

26. Ampulheta de bolinha



FOTO: REPRODUÇÃO / OZAKI – ACESSÓRIO PARA GATOS

A base de uma ampulheta virou um brinquedo de pegar bolinha! É super fácil de fazer, se você tem uma ampulheta em casa, basta retirar a parte do vidro com areia e encaixar uma bolinha de tamanho médio para que não passe no vão das madeiras. Assim, seu gatinho vai ficar que nem doido tentando pegar a bolinha e ainda pode rolar com o brinquedo no chão.

27. Pescaria na bacia



FOTO: REPRODUÇÃO / KUURA&WALTTERI

Com esta brincadeira, seu gatinho vai poder se sentir um verdadeiro pescador. Pegue uma bacia e encha com um pouco de água, depois coloque um peixinho de brinquedo na água e pronto, a diversão está garantida! Apesar da fama de não gostarem de água, os gatos gostam de interagir com objetos flutuantes e, muitas vezes, também gostam de molhar suas patinhas na água e lamber.

28. Sacolas de papel



FOTO: REPRODUÇÃO / SHOPMEOOW.COM

A maioria dos gatos amam se esconder em sacos de papel, especialmente os sacos de pão. Eles também gostam de pular em cima, principalmente nos que fazem bastante barulho. Para tornar a brincadeira ainda mais interessante, você ainda pode personalizar o saco, cortando o fundo para permitir que o gato passe por dentro. Ou, você também pode esconder um brinquedo.

Outra opção são os sacos de presente, mas tome muito cuidado, pois sacos plásticos podem sufocar o gatinho, sempre monitore quando ele estiver brincando e depois esconda o saco num lugar que ele não tenha acesso. E jamais use sacolas de supermercado!

29. Caneta e lápis



FOTO: REPRODUÇÃO / PATRY VAPES2

Que os gatos gostam de brincar com os objetos mais inusitados a gente já sabe, mas você sabia que a maioria deles adora brincar com canetas e lápis? Pois é, eles gostam de bater com as patinhas para vê-los rolando pelo chão e são capazes de se divertirem por horas fazendo isso.

Por isso, você pode remover o cartucho de tinta das canetas que você não usa mais e usá-las para divertir seu bichano! Essa é a prova de coisinhas tão simples podem garantir a alegria deles.

30. Playground completo



FOTO: REPRODUÇÃO / THAISA CAMARGO

Se você mora num ambiente grande e espaçoso, você pode criar um verdadeiro playground para os seus felinos. Nesta foto, o escritório foi todo equipado com escadinhas na parede, prateleiras e passarelas altas, arranhador na pilastra e nichos no chão. Essa é uma opção mais custosa e trabalhosa, mas, para quem tem muitos gatos, vale muito a pena transformar e adaptar a casa para proporcionar um maior conforto para seus bichinhos.

Fonte: Tua Casa um conteúdo muito bacana com várias dicas e ideias!


Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post