sexta-feira, 9 de março de 2018

Coisas que você deveria ter em casa em caso de emergência


Independente de um apocalipse zumbi ser algo plausível ou não, o fato é que desastres de grande escala podem acontecer de várias formas diferentes em qualquer lugar do mundo. Incêndios, dilúvios, desabamentos, tempestades colossais, tornados e terremotos são apenas alguns exemplos de situações de extremo risco para as quais é sempre bom estar o mais preparado possível.
Na hora de montar um kit de emergência para deixar em casa, no entanto, é muito fácil se focar apenas em suprimentos de primeiros socorros e alimentos enlatados e acabar se esquecendo de outras ferramentas que podem facilitar muito a sua vida em momentos difíceis. A seguir, confira uma breve lista com alguns itens bastante práticos que podem te ajudar a sobreviver a desastres.

1 – Escada de incêndio dobrável

Caso você não more em uma casa térrea e seu quarto estiveja localizado do segundo andar para cima, certamente não vai ser nada bom não ter por onde escapar caso a única saída do seu quarto seja bloqueada por chamas incontroláveis. Nesse tipo de situação, ter uma dessas escadas dobradas dentro de um pacote em seu armário pode significar a diferença entre a vida e a morte. Basta prender os ganchos em sua janela e descer tranquilamente.

2 – Fita adesiva

Precisa de uma forma rápida de vedar uma janela durante uma tempestade? Seu carro necessita de reparos emergenciais? Não tem como prender bandagens em um tornozelo machucado? Contar com rolos de fita adesiva resistente em seu kit certamente vai te ajudar a improvisar uma solução temporária para vários problemas.

3 – Cobertores térmicos

Ficar sem uma linha de telefone ou energia elétrica é algo relativamente fácil de superar, mas lidar com o frio de um inverno extremo sem ter acesso a fontes de calor é algo um pouco mais complicado. Caso você não queira ter que fazer uma fogueira com seus móveis e livros – e arriscar o incêndio citado acima –, certamente é uma boa ideia ter um cobertor térmico ao seu dispor.

4 – Apito

Durante desastres de grande escala, ter uma forma de alertar times de resgate sobre a sua posição atual pode fazer toda a diferença. Alguns modelos simples de apito conseguem emitir ruídos que ultrapassam 101 decibéis, superando facilmente o barulho dos seus gritos pedindo ajuda durante tempestades e em meio às sirenes dos veículos de resgate.

5 – Fogão de acampamento

Ter uma forma prática e segura de cozinhar alimentos em situações de emergência pode ajudar você a se manter saudável por muito mais tempo. Nesse sentido, um fogão de acampamento pode se tornar um item inestimável.

6 – Lanterna de cabeça

Por mais prática e fácil de encontrar que seja uma lanterna comum, ter uma das suas mãos ocupadas enquanto tenta fazer tarefas como trocar um fusível ou cozinhar em ambientes escuros certamente não torna as coisas mais simples. Com o acessório preso à sua cabeça, no entanto, você terá uma coisa a menos com que se preocupar.

7 – Bateria externa para celular

Possuir uma simples bateria externa totalmente carregada pode significar a diferença entre conseguir ou não manter seu celular ligado por tempo suficiente para fazer uma ligação de emergência.

8 – Rádios movidos a manivela

Em situações de desastre, os rádios muitas vezes se tornam canais essenciais para que o Governo consiga repassar informações importantes para os cidadãos. Nesses casos, ter um aparelho de rádio energizado por um mecanismo de manivela ou por energia solar vai garantir que você fique a par dos acontecimentos.

9 – Walkie-talkies

Mesmo com baterias extras, seu celular pode acabar ficando sem energia enquanto você se vê forçado a se separar de seus entes queridos. Nesse caso, walkie-talkies permitiriam manter o contato por tempo suficiente para garantir que todos se reencontrem sem problemas.

10 – Mapas de papel, listas telefônicas e cadernos de endereços

Com tudo o que os smartphones podem fazer hoje em dia, é fácil nos esquecermos de que o Google Maps e nossos contatos não servem de nada se o aparelho deixar de funcionar ou for perdido. Nesse caso, possuir cópias em papel de mapas, endereços e telefones pode ajudar a se locomover pela sua cidade e conseguir chegar a lugares importantes.

11 – Pratos, copos e talheres descartáveis

Alguns tipos de desastres podem acabar fazendo você ter que passar alguns dias sem ter acesso a água, o que poderia resultar em uma enorme pilha de louça suja. Para evitar esse tipo de incômodo, nada mais fácil do que abrir um pacote de pratos, copos e talheres descartáveis. É só usar e jogar fora.

Bônus – Toalha

Não saia de casa sem ela!


Próximo Artigo Next Post
Artigo Anterior Previous Post

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL VÍDEO