Descubra quantos anos vive um cachorro
-->

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Descubra quantos anos vive um cachorro

Uma pessoa, no Brasil, vive, em média, até os 76 anos, com casos em que podem chegar até mais de 100 anos. Para os animais, essa conta é bem diferente, se levarmos em questão os anos humanos.
Existe uma lenda de que devemos multiplicar um ano dos nossos amigos peludos por sete anos humanos. Mas isso não condiz com a realidade, pois é um pouquinho mais complexo do que isso. Para saber, realmente, quantos anos vive um cachorro, é preciso levar em consideração o porte e a raça.
Quer saber quanto tempo o seu cãozinho pode viver? Neste texto iremos explicar tudo sobre essa questão, para que você possa ter ideia da quantidade de anos que poderá passar ao lado do seu amigo fiel.
Porte e raça
Os cachorros são uma espécie bem diversa. Dependendo da raça, eles podem variar de 3 kg a 90 kg na fase adulta. Por isso, a média de vida desses animais tão queridos pode ter uma variação bem grande.
A média geral mostra que os cãezinhos podem viver entre 10 a 13 anos. Mas existem casos em que conseguem chegar até os 20 anos de vida, considerando os anos humanos.
Uma curiosidade é que quanto menor o animal, maior será a sua expectativa de vida. Alguns estudos demonstram que os causadores disso são os radicais livres. Os cachorros de porte grande, como crescem muito rapidamente, “usam” mais essas moléculas, danificando as células e aumentando as chances do surgimento de doenças. Com isso, vivem menos do que os pequeninos.
Como calcular a idade do seu cachorro

Como já mostramos acima, o método de multiplicar por sete anos a idade do seu cãozinho não é real. Até os dois anos de idade, os cachorros sofrem uma mudança bem grande em sua estrutura, sendo considerada a fase mais importante do bichinho. Por isso que é importante oferecer uma alimentação de qualidade aos seus filhotes.
Para saber quantos anos tem o seu cachorro, nos primeiros dois anos de vida a contagem é a seguinte:
  • Multiplicar por 12,5 anos cada ano do seu cachorro de porte pequeno;
  • Multiplicar por 10,5 anos cada ano do seu cachorro de porte médio;
  • Multiplicar por 9 anos cada ano do seu cachorro de porte grande.
A partir do terceiro ano de vida, a contagem é diferente para cada raça. Para o Shih Tzu, por exemplo, a partir dos três anos, é preciso multiplicar por 4,78 anos cada ano do cãozinho. Enquanto que para um boxer, o número de anos a ser multiplicado é de 8,9.
Confira aqui quanto tempo podem viver algumas raças:
Shih Tzu


Estimativa de vida: 10 a 16 anos

Husky Siberiano


Estimativa de vida: 12 a 15 anos

Pug


Estimativa de vida: 12 a 15 anos

Lhasa Apso


Estimativa de vida: 12 a 14 anos

Boxer


Estimativa de vida: 10 a 12 anos

Rotweiller


Estimativa de vida: 8 a 10 anos
Para poder ter a companhia do seu amigo peludo por mais tempo, e com qualidade de vida, as dicas são sempre mantê-lo confortável e ativo, com brincadeiras e atividades ao ar livre.
Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post