Como diminuir o bafo do gato
-->

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Como diminuir o bafo do gato

Navegando pela net encontrei uma dica super útil para quem tem gato em casa, vocês já repararam que as vezes eles tem um bafo super forte? Pois é, hoje vamos mostrar como você pode diminuir isso, confira abaixo:

como diminuir o bafo do gato



Seu gato está com bafo? Então dá uma lida para entender uma das principais causas!
O tártaro nada mais é do que um acumulo de bactérias que são alimentadas principalmente pelo acúmulo de alimento nos dentes do animal. Como nós, os animais também precisam fazer a escovação, se não, acumularão tártaro, que poderá causar problemas bem mais graves. Por isso, fique de olho na boca do seu animal!
Leve seu bichinho ao veterinário ao sentir que o bafo está ruim. Em geral, se a infecção pelo tártaro estiver bem branda, é possível recuperar com escovação. Mas algumas vezes as lesões pelo tártaro são tão graves que o animal chega a perder o dente! E sim, eles tem uma dificuldade muito grande para se alimentar sem os dentinhos, tendo que sempre comer pastinhas ao invés da ração comum.

Como a alimentação auxilia na prevenção do tártaro?
Um alimento de boa qualidade, que tem uma boa absorção pelo organismo, por si só já ajuda a combater o tártaro. A Dra. Priscila falou que existe uma molécula chamada "Hexametanofosfato de sódio" que não é absorvida pelo organismo do animal, é simplesmente eliminada, entretanto, essa molécula ajuda e muito na diminuição da formação de tártaro! Então, observe se na ração que seu bichinho come tem essa molécula. Se tiver essa molécula que capta 6 moléculas de cálcio impedindo a formação do tártaro. Assim também é o "Tripolifosfato de sódio", que, apesar de não ser tão eficaz quanto o hexametanofosfato, gera bons resultados.

Como evitar efetivamente o tártaro?

Tanto em cães como em gatos, a escovação dos dentes deve ser diária. De início, faça uma escovação apenas com gaze, retirando a sujeira dos dentes do seu pet por mais ou menos 5 segundos ou até o momento que ele se cansar da "brincadeira". Escovar os dentes não deve ser uma tortura para o seu bichinho, e sim uma diversão. Portanto, respeite o tempo dele. Com o costume adquirido, você poderá aumentar o tempo da escovação e até colocar alguma pastinha específica para cães e gatos, ou um enxaguante bucal também específico para animais. Você pode também usar aquela escovinha de cabeça pequena, específica para bebês da Oral B. É a melhor que tem para escovar os dentes dos gatos. Também existem as dedeiras, mas pelo gato ter os dentes muito juntos e a boca pequena, não faz a limpeza corretamente.




Petiscos contra tártaro resolvem?
Sozinhos, não adiantam de nada. Entretanto, caso você faça a limpeza dos dentes do seu pet, são bons para manter e oferecer um agrado.
Por que é importante cuidar da saúde bucal dos gatos?
Tanto em cães como em gatos, o tártaro pode causar problemas maiores. Caso haja uma infecção grave de tártaro, as bactérias poderão ter acesso a circulação do animal e inclusive chegar ao coração, causando danos sérios. Melhor prevenir cuidando dos dentes, né?


Portanto, vamos estar atentos a boquinha dos nossos gatinhos! E qualquer dúvida, procure um veterinário.

Agradecimentos a: Dras. Priscila Petroni e Caroline Branco Bardese

FONTE GATINHARIA
Links patrocinados



Portal Vídeo - Compartilhe com os seus amigos!

Portal Vídeo no Facebook!
Próximo Post Next Post
Post Anterior Previous Post