sexta-feira, 1 de junho de 2018

Objetos mortais que você pode ter usado hoje


Sempre associamos nossa casa com segurança. Lá é onde estamos protegidos de todos os males e perigos que o mundo exterior pode nos proporcionar. É de fato uma ideia muito bonita, mas não passa de ilusão. Isso porque mesmo dentro de casa, podemos estar expostos aos mais diversos perigos. E olha que nem estamos falando de itens de cozinha, como facas e outros objetos cortantes.
1 - Água sanitária
Não é novidade que este produto de limpeza pode ser muito perigoso. Mas mesmo assim, tem gente por aí que ainda tem o costume de negligenciar seu uso. O simples ato de inalar o líquido já pode ser mortal, portanto, o ideal seria que ao fazer o manuseio, todos usassem uma máscara. Mas tudo bem, os riscos disso acontecer são poucos, então podemos relevar. Mas a partir do momento em que o produto é misturado a outras substâncias, como amônia e ácidos, se torna ainda mais perigoso.
Essas misturas são capazes de liberar gases tóxicos chamados de cloraminas. Eles podem ser absorvidos por nossas membranas mucosas e pele, o que nos coloca em grande risco. Mas não subestime o poder do alvejante sozinho. Apenas para que você tenha ideia, no início de 2017 uma mulher foi presa após forçar o namorado a ingerir água sanitária e claro, ele morreu. A autópsia revelou "complicações devido a administração forçada de uma substância cáustica", então, foi considerado homicídio.

2 - Pasta de dentes

Um dos principais itens de discussão acerca da pasta de dentes, é a presença de flúor em sua composição. Sabemos que pode ser algo essencial para nossa saúde bucal, mas em grande quantidade, também pode nos fazer mais mal do que bem. O grande problema é que, o recomendado é utilizar uma pequena quantidade de pasta para fazer a escovação, algo mais ou menos do tamanho de um grão de feijão.
Mas enquanto isso, os anúncios sempre retratam porções bem maiores e que podem ser consideradas como perigosas. Este pode ser um problema principalmente para as crianças, que querem imitar as propagandas e não medem a quantidade exata, ou que ainda se sentem tentadas a consumir o produto, influenciadas por seu cheiro. Caso isso aconteça, no pior dos casos, a criança pode sofrer uma intoxicação aguda por flúor, que pode levá-la à morte.

3 - Naftalina

Pode ser que você não mantenha o uso de naftalina em casa, mas houve uma época em que ela era muito utilizada, principalmente para afastar traças. No entanto, representam um enorme risco, em especial, para as crianças pequenas. Segundo o Departamento de Saúde Pública, este produto contem elementos químicos que, quando expostos ao oxigênio, liberam gases que podem irritar olhos e pulmão, ao serem inalados. Mas não é apenas isso... Suspeita-se que ele também seja capaz de provocar câncer.
Pra você ter ideia, de 4 mil crianças que tem contato com a naftalina, cerca de 600 delas precisam de cuidados médicos em seguida. A pele amarelada pode ser um sintoma chave de que algo está errado. Tal sinal pode ocasionar falência de órgãos e consequentemente, a morte.

4 - Cabos de extensão

Embora sejam realmente muito úteis, também são muito mais perigosos do que a maior parte das pessoas tem consciência. Utilizados para levar energia de um local para outro, além do risco de nos fazer tropeçar, uma vez que é comum que fiquem jogados pelo chão, estes cabos também apresentam características extremamente inflamáveis.
Estima-se que 3.300 incêndios domésticos aconteçam anualmente a partir de extensões. Provocando então, a morte de 50 pessoas e ferindo outras 270. O ideal é que estes cabos sejam utilizados apenas em última necessidade e que não devem sobreaquecer em hipótese alguma.

5 - Panelas antiaderentes

As panelas antiaderentes são realmente um item essencial na cozinha de qualquer um. É muito difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos uma delas, visto que são bem mais vendidas que as comum. A maior parte delas é revestida com uma substância popularmente conhecida como Teflon. De acordo com Robert L. Wolke, PHD da Universidade de Pittsburgh, essas panelas realmente não apresentam risco nenhum, desde que não sejam superaquecidas.
Quando isso acontece, seu revestimento começa a sofrer certa deterioração molecular em nível invisível, que pode liberar gases tóxicos. Considerando que não é muito difícil ver alguém esquecendo algo no fogão, essa informação pode ser realmente preocupante. É sempre importante ter muito cuidado na cozinha, visto que esse tipo de panela pode acabar representando grandes riscos para quem os utiliza de forma inadequada.

6 - Mangueiras de alta pressão

Por serem mais eficientes e rápidas, estão substituindo as mangueiras comuns de jardim. Elas costumam usar um pequeno motor que pode ser elétrico ou a gás e por isso. Isso as torna cerca de 30 a 80 vezes mais potentes do que uma mangueira convencional. Portanto, se por acaso ela for colocada na direção errada, ou simplesmente deslizar de suas mãos  em uma posição imprópria, a força da água tem o poder suficiente para danificar sua pele em questão de segundos.
Segundo o médico Howard Mell: "O perigo com mangueiras de pressão é que mesmo com o que parece ser um pequeno ferimento na pele, o fluido pode entrar no tecido e se espalhar, causando infecção bacteriana". As estimativas são de que 6 mil pessoas tenham ido parar nas salas de emergência dos Estados Unidos, após sofrerem acidentes com essas mangueiras.

7 - Tinta à base de chumbo

No ano de 1978, o governo dos Estados Unidos chegou a proibir o uso de qualquer tinta que tivesse chumbo em sua composição. Isso porque o composto pode ser um risco para os moradores da casa... Uma vez que podem sofrer envenenamento por chumbo. Apesar disso, esse tipo de tinta ainda pode ser bastante encontrado por diversas casas por aí. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, o principal risco ocorre quando a tinta começa a se deteriorar, já que suas substâncias mais nocivas começam a ficar mais expostas e tem maior contato conosco.
E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!
Via   Listverse  
Imagens Pexels Rápido no Ar Time Steam Source Whyy Listverse

Próximo Artigo Next Post
Artigo Anterior Previous Post